O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) foi confirmado há pouco pelo presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva na pasta da Agricultura. O nome do político já estava sendo cotado desde a semana passada e integrou apenas hoje a lista dos confirmados.
Fávaro é natural do Paraná, mas construiu a vida política e no agronegócio em Mato Grosso. Foi destaque na condução da Aprosoja-MT e vice-presidência da Aprosoja Brasil, além de ter sido presidente de cooperativa. Foi vice-governador do estado e secretário do Meio Ambiente. No senado, assumiu a vaga após eleição suplementar, realizada por conta da cassação da senadora Selma Arruda.
Nas redes sociais, Fávaro agradeceu o convite e destacou que o agro é o setor mais próspero do Brasil, “com enorme espaço para crescer e nenhum milímetro para retroceder”.
Há dez anos, Fávaro já foi personagem na seção “O Segredo de Quem Faz” na revista A Granja. Na época presidente eleito da Aprosoja MT, falava sobre a preocupação em resolver questões de logística.
Confira a entrevista na íntegra: Clique aqui
Também foram anunciados os ministros da Pesca, André de Paula (PSD-PE) e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT-SP). Marina Silva também foi confirmada no Meio Ambiente, ministério que é de interesse para o agronegócio.
Lula afirmou que nos próximos dias anunciará os integrantes dos cargos do segundo escalão.
No discurso, não fez nenhum comentário específico sobre a nomeação de Fávaro e, como tem feito em outros anúncios da equipe, insistiu em afirmar que o país foi destruído e desejou boa sorte aos novos integrantes. Fez a comparação da montagem de sua equipe, com o futebol e a escolha do time de Tite para a Copa do Mundo.