Com pouco menos de 60 dias para o final de 2021, no início de novembro, a Cooperativa Castrolanda marcou o recorde de R$ 5 bilhões em faturamento. A marca histórica vem justamente no mês em que a cooperativa completa 70 anos.
Resultados
A duradoura parceria entre clientes, colaboradores, cooperados e comunidade tem gerado resultados expressivos. Eles colocam a Castrolanda entre as principais cooperativas do Brasil. Em 2020, a cooperativa acumulou um faturamento de R$ 4,3 bilhões. Até então, este montante figurava como o recorde histórico da companhia. O faturamento líquido acumulado até o início de novembro de 2021 já ultrapassa o total do ano passado em 16,2%.
Seung Lee, diretor executivo da cooperativa, considera positivo os resultados parciais de 2021. Aponta a diversificação das atividades de trabalho como ação primordial para que o recorde fosse alcançado.
“Tem momentos que uma determinada atividade não vai muito bem, mas que outras estão melhores e compensam este desempenho. Quando você diversifica as atividades, acaba diluindo os riscos.”
Seung Lee
Riscos
O diretor acredita que, quanto maior é uma empresa, mais é possível diluir os riscos do processo. “O crescimento não é só uma questão de ganhar escala para ganhar competitividade. Mas também garantir sustentabilidade por meio da diversificação e, consequentemente, redução de riscos”, avalia.
A Cooperativa Castrolanda é formada por mais de 1100 cooperados no Estado do Paraná e interior de São Paulo. Com 3,7 mil colaboradores, possui unidades de negócios divididas em operações agrícola, carnes, leite, batata e administração e industrial – carnes, leite e batata.