O mestre cervejeiro Alexandre Vaz, da Cervejaria Ashby, acredita que sim. Confira.
Natal
Para a celebração do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, uma das dicas cervejeiras de Vaz é a Pale Ale. De coloração clara e com um leve amargor, ela é feita com maltes especiais, o que lhe confere um surpreendente aroma maltado, remetendo a cereais e caramelo.
O termo Pale Ale, de acordo com Vaz, surge pela primeira vez na Inglaterra em 1703 para designar as cervejas feitas de maltes torrados com coque com alto teor de carbono. E a razão pela qual o mestre cervejeiro indica essa bebida para o Natal é por ela formar uma boa combinação com carnes brancas, sejam aves ou suínos, visto que o seu sabor não se sobrepõe ao da carne, podendo também ser consumida no Ano Novo.
Ano Novo
E por falar em Ano Novo, a fim de diversificar a cerveja consumida nessa data, uma dica de Vaz é a British Strong Ale. Esse estilo de cerveja é encorpado e robusto, além de apresentar uma coloração avermelhada. Mas atenção: Vaz alerta que seu teor alcoólico é elevado.
O mestre cervejeiro relata ainda que o aroma dessa cerveja é de malte doce com ésteres frutados, remetendo a frutas secas ou nozes. Além disso, trata-se de uma legítima puro malte, com leve opalescência originada pelo dry hopping feito após a sua filtração.
Para Vaz, essa cerveja, originária do Reino Unido, como o próprio nome indica, pode ser harmonizada tanto com um lombo preparado com molho agridoce quanto com pratos como arroz à grega e refeições que levem frutas ou farofa, sendo ideal para o réveillon.
Natal e Ano Novo
Ainda uma terceira dica de Vaz, esta para ambas as festividades, é a Porter. De coloração escura, essa cerveja apresenta notas de café e chocolate.
Conforme relatou o mestre cervejeiro, a Porter surgiu há cerca de 300 anos na cidade de Londres, tendo sido feita para trabalhadores portuários ingleses e irlandeses. E ela pode ser apreciada acompanhada de doces e sobremesas variadas, combinando, portanto, tanto com o Natal quanto com o Ano Novo.