Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, as condições climáticas foram adequadas, com exceção do forte calor, especialmente na Fronteira Oeste. Em Uruguaiana, com a elevação das temperaturas, o ciclo das culturas em ambiente protegido se reduziu. Mas aumentou a incidência de insetos, com destaque para tripes nas folhosas e lagartas e pulgões na cultura do pimentão.

Na Campanha, as chuvas dias 25 e 28/11 foram benéficas para as lavouras de coentro e cebola para sementes. Considerando que o teor de umidade nos solos estavam se reduzindo consideravelmente, devido às altas temperaturas e aos ventos fortes constantes.
Nos próximos dias devem ser realizadas as últimas pulverizações de fungicidas nas lavouras de cebola, com colheita prevista para a segunda quinzena de dezembro. As de coentro estão entrando na fase de maturação, a colheita deve se iniciar a partir desta sexta-feira (03/12).
A expectativa de rendimento é de 1.500 quilos por hectare, considerada muito boa, porém o receio é de que haja redução de preços, maior quebra no beneficiamento e resultados inferiores nos testes de germinação, situações que ocorrem frequentemente em safras com grande produção.
As informações são do Informativo Conjuntural, produzido e divulgado pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).