De acordo com alerta agroclimático da Rural Clima, uma frente fria avança nesta segunda-feira (08) pela fronteira oeste do Rio Grande do Sul, levando chuvas a grande parte das regiões produtoras do estado.
Um outro sistema estará sob a faixa central do Brasil, que mantém o tempo instável, atingindo as regiões Centro-Oeste, Sudeste, Matopiba e Amazônia. No Nordeste, não há previsão de chuvas, bem como na faixa mais norte do Sul.
Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, é possível reparar que a frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul trará chuvas exclusivas ao estado e, mesmo assim, irregulares. “Na faixa central, o sistema mantém um corredor de umidade, com previsão até mesmo de uma mini invernada”, disse.
Leia mais: Dia de negócios e tecnologias abre calendário nacional de eventos do agro
O alerta agroclimático pontua que, na quarta-feira (10), uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul. “Essa sim deve ter intensidade para levar chuvas também ao Paraná e Mato Grosso do Sul. Pelos próximos 15 dias, a previsão é que as chuvas continuem na maior parte do Brasil”, explicou Marco.
Há uma tendência de que, ao longo da segunda quinzena de janeiro, esses sistemas fiquem mais ao Sul e levem chuvas mais regulares para a região. “As temperaturas ainda continuarão altas exclusivamente por conta dos efeitos do fenômeno El Niño”, conclui o agrometeorologista.
Fonte: Agência SAFRAS