Com a sequência de dias sem a ocorrência de chuvas entre 29 de junho e 2 de julho e a consequente diminuição do teor de umidade nos solos, foi possível retomar a semeadura do trigo e intensificar a operação onde havia atraso. De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e divulgado no dia 7 pela Emater/RS-Ascar, a estimativa de cultivo de trigo é de 1.413.763 hectares. E a produtividade estimada é de 2.822 quilos/hectare.
A proporção de lavouras implantadas elevou-se para 80% durante o período. Esse índice é maior na região Noroeste, onde alguns municípios estão próximos da finalização, e menor em parte da Serra, onde está no início.
A maior incidência de radiação solar traduziu-se também em melhores condições para as lavouras implantadas anteriormente e que apresentavam um aspecto mais amarelado. Foi observado um crescimento mais rápido, e as plantas tomaram um porte mais vigoroso.
Invasoras
Com as condições anteriores de elevada umidade, houve aumento da incidência de plantas invasoras, em especial o azevém, exigindo a antecipação do controle. Com o tempo firme, foram realizadas pulverizações com herbicidas e outros tratos culturais, como adubação nitrogenada em cobertura.
Culturas de inverno no RS
Canola –a estimativa é de 48.457 hectares; e a produtividade estimada é de 1.885 kg/ha.
Aveia branca -a estimativa é de 392.507 hectares; e a produtividade estimada é de 2.217 kg/ha.
Cevada -a estimativa é 36.727 hectares; e a produtividade estimada é de 2.958 kg/ha.
Fonte:Emater/RS-Ascar