As chuvas têm contribuído para a manutenção da umidade do solo das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul.
E a queda das temperaturas beneficiou o perfilhamento de lavouras em estágio inicial, ainda que preocupe os produtores com áreas em floração.
Apenas a luminosidade não tem sido muito favorável para o andamento dos cultivos de inverno no Rio Grande do Sul.
De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado na quinta-feira, 15, pela Emater/RS-Ascar, de maneira geral, a sanidade das lavouras do cereal está satisfatória.
Há alguma ocorrência de doenças e necessidade de aplicação de fungicidas para controle preventivo e continua o monitoramento de pragas e doenças.
Área e produtividade prevista
A área cultivada de trigo, conforme dados da Emater/RS-Ascar, é de 1.312.488 hectares, e a produtividade prevista de 3.100 kg/ha.
O desenvolvimento da cultura avançou, e 8% da área está em floração, mas ainda em menor percentual, se comparado a safras anteriores.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, a área plantada com trigo atingiu 290.705 hectares.
As primeiras lavouras semeadas em maio estão entrando em floração, o que corresponde a cerca de 4% da área.
As demais lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, na fase de perfilhamento ou de alongamento, com aparecimento da folha bandeira.
Mais sobre o cereal em Trigo: entrada da nova safra deve pressionar cotações
Os produtores estão preocupados com as geadas nas lavouras em fase de espigamento, pois poderão ocorrer danos na formação do grão durante a fase de florescimento.
Porém, a avaliação de dano somente é possível quando essas lavouras entrarem em processo de maturação.
O aspecto visual das lavouras é considerado bom, assim como a perspectiva de produtividade.
Aveia branca
De modo geral, o estado fitossanitário das lavouras de aveia branca está satisfatório.
No entanto, as condições ambientais recentes não só permitiram a recuperação dos cultivos, mas favoreceram a ocorrência de ferrugem em algumas regiões, particularmente em lavouras com baixo investimento no controle preventivo.
A Emater/RS-Ascar estima área cultivada para produção de grãos de 365.590 hectares, e a produtividade está projetada em 2.402 kg/ha.
Canola
As geadas ocorridas nos últimos dias do período não foram muito intensas e, por isso, não devem afetar o potencial produtivo das lavouras de canola em estágios reprodutivos.
As regiões de Caxias do Sul, Erechim e Soledade apresentam lavouras em estágios mais iniciais. Nas lavouras mais tardias, é realizada a adubação em cobertura.
A Emater/RS-Ascar projeta 134.975 hectares cultivados, e a produtividade inicial é de 1.679 kg/ha.
Cevada
De maneira geral, as lavouras apresentam desenvolvimento satisfatório.
A projeção de cultivo é de 34.429 hectares, e a produtividade de 3.245 kg/ha.
O cultivo ocorre principalmente nas regionais da Emater/RS-Ascar de Erechim, Caxias do Sul, Passo Fundo, Ijuí, Frederico Westphalen e Soledade.
Na região de Erechim, as primeiras áreas implantadas estão iniciando a fase de espigamento, o que corresponde a aproximadamente 7% dos cultivos.
Em função da ocorrência de chuvas e do retorno de condições de umidade ao solo, os produtores realizaram as aplicações de adubação nitrogenada nas áreas semeadas, no final do período de plantio. Segue o monitoramento de pragas e doenças.
Fonte: Emater/RS-Ascar