A colheita de café da safra brasileira 2022/23 chegou a 24% até 7 de junho. O número faz parte do levantamento semanal de Safras & Mercado para a evolução da colheita da safra. Na semana anterior, o índice era de 18%. Tomando por base a estimativa de Safras para a produção de café do Brasil em 2022/23, de 61,1 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 14,58 milhões de sacas até 7 de junho.
A colheita está levemente atrasada em relação ao ano passado, quando 27% da safra estava colhida até a data. Os trabalhos também estão atrasados contra à média dos últimos cinco anos, que é de 30%. Segundo o consultor de Safras & Mercado Gil Barabach, a colheita de café começa a ganhar mais cadência no Brasil, embora siga atrasada em relação ao normal para o período.
Arábica e conilon abaixo da média
A colheita de arábica evoluiu para 17% da safra, em linha com igual época do ano passado, mas bem abaixo dos 23% de média para o período. “Está mais adiantada na região das Matas de Minas e no Paraná”, comenta Barabach. Já os trabalhos com conilon chegam a 36% do potencial da safra, contra 43% no ano passado e 47% de média dos últimos anos.
Fonte: Safras & Mercado