A colheita do milho em Mato Grosso atingiu 35,70% da área prevista até o dia 24, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A área representa um avanço semanal de 10,13 p.p. em relação à semana anterior.
Os trabalhos na região norte foram mais intensos e registraram 14,35 p.p. a mais que no último relatório, seguida da médio-norte, com 12,94 p.p., e noroeste, com 10,12 p.p. Desse modo, até então as regiões com o maior percentual colhido eram a médio-norte, norte e nordeste, com 45,47%, 39,49% e 36,83%, respectivamente.
A céu aberto
Contudo, há relatos de falta de armazéns disponíveis em alguns municípios, forçando o despejo do milho colhido a céu aberto, o que é um ponto de atenção quanto a qualidade do cereal, dado a exposição às variações climáticas.
Por fim, a colheita do cereal no estado segue adiantada em relação à série histórica do Instituto para o período. Está 25,99 p.p. adiantada se comparado com à temporada passada, reflexo do adiantamento da colheita da soja e semeadura do milho no estado.
Fonte: Imea