de dietas: uma sem a adição de óleos essenciais e vegetais e as outras três com inclusão de aditivos naturais na dose de 2g, 4g e 6g por animal ao dia. O aditivo natural era composto por uma mistura de óleos essenciais e vegetais, sendo composto por extrato de folhas de baccharis (Baccharis dracunculifolia), extrato de semente de tamarindo (Tamarindus indica L.), óleo vegetal de casca de castanha de caju (Anacardium occidentale L.) e óleo essencial de folha de cravo-da-índia (Eugenia caryophyllus).
Com base nos resultados obtidos, observou-se que a adição de aditivos naturais na dieta de novilhos mestiços terminados em confinamento não alterou o ganho de peso e o consumo de nutrientes dos animais. Com relação às digestibilidades dos nutrientes ingeridos, observou-se que a da matéria seca,
da fibra em detergente neutro e da matéria orgânica foi influenciada pela adição do aditivo. Os maiores valores para tais digestibilidades foram observados para o tratamento com a adição do mix contendo 2 gramas de aditivos naturais por animal ao dia.

e da matéria orgânica (DIGMO, %) da dieta de touros mestiços alimentados com dieta contendo extratos de baccharis,
tamarindo, óleos vegetais e essenciais
Embora tenham sido analisadas doses superiores deste aditivo, observou-se resposta quadrática, sendo o ponto de maior resposta para a dose 2,5 gramas por animal ao dia. Acredita-se que a inclusão destes compostos possibilitou melhorias no ambiente ruminal, promovendo a defaunação no rúmen, e por seguinte, potencializando melhorias no aproveitamento dos nutrientes ingeridos.
Conclusão
Os resultados deste estudo sugerem que os extratos de baccharis e tamarindo, óleo essencial de cravo e óleo vegetal de caju podem ser usados como aditivo para dietas de alto teor de grãos, com níveis de inclusão na dieta de até 2,5 gramas por animal ao dia, porque houve uma melhora na digestibilidade dos
nutrientes, quando os compostos misturados foram suplementados à dieta de touros terminados em confinamento. Por ser um produto de origem natural, a recomendação para a inclusão dessa mistura de compostos nas dietas de bovinos terminadas em confinamento depende do custo desses compostos e da relação custo-benefício.