Iniciativa lançada na Agrishow de 2019 e atualmente formalizada como associação, a ConectarAgro ajudou a levar conectividade, via banda larga 4G, para mais de 7 milhões de hectares de áreas rurais e remotas no Brasil. Foram beneficiadas mais de 600 mil pessoas em 220 cidades de oito estados. Na feira deste ano, os representantes da associação anunciaram a intenção de que a conectividade alcance 13 milhões de hectares até o final de 2022.
Hoje os projetos estão instalados principalmente em grandes fazendas, mas a conectividade beneficiou, por consequência, em torno de 56 mil propriedades, além de 140 escolas públicas e 31 unidades básicas de saúde em áreas rurais, informa o vice-presidente da associação, Gregory Riordan.
Durante a Agrishow deste ano, a ConectarAgro lançou um simulador, em versão beta, que tem como função quantificar o impacto na performance (redução de custo x aumento de produtividade) de uma fazenda conectada. A ferramenta é gratuita e pode ser acessada no site da associação.
Hoje, 33 empresas estão associadas à iniciativa que tem como fundadores AGCO, Bayer – Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble.