Inspirado em um levantamento realizado nos Estados Unidos, chamado Seed Stock, o Top 100 da Revista AG, realizado em parceria com a FF Velloso & Dimas Rocha Assessoria Agropecuária, chega à sétima edição com o objetivo de revelar os maiores vendedores de touros taurinos do País.
“A cada ano o ranking vai ficando mais próximo da realidade do mercado por ter maior adesão de vendedores”, revela Fernando Velloso, responsável pela organização do levantamento quando o assunto é reprodutores taurinos.
Ele afirma que como o ranking tem adesão voluntária, alguns vendedores importantes podem ficar de fora por motivos diversos. “Mesmo assim, ano a ano, vamos incluindo novos participantes e elevando a média de animais”, explica. Entre os cinco maiores vendedores do Top 50 Taurinos, dois participaram do ranking pela primeira vez.
Quem são os maiores vendedores de touros taurinos do Brasil?
Com essa “massa crítica” formada pelos participantes é possível, segundo Velloso, ter uma amostra do comportamento e o porte dos vendedores. Em 2022 o Top 50 Taurinos traz 7.310 touros, contra 6.600 no levantamento de 2021.
Participam do ranking as raças Angus, Brangus, Hereford, Braford, Charolês, Blonde, Canchim, Devon, Limousin, Montana, Senepol, Simental e Ultrablack. Brangus lidera a lista com 2.314 touros vendidos, em segundo lugar vem a Braford, com 1.693, em terceiro lugar, mas bem próximo, vem a raça Angus, com 1.581, seguidos por Senepol e Montana.
Podemos adiantar que o líder do ranking em 2022, invicta desde a criação do projeto, é a Gap Genética, de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, que lidera com folga a venda de reprodutores, com 842 animais, sendo dois terços da raça Brangus.
Angus, Hereford e Braford também estão no plantel da empresa gaúcha. “Tradição e olhar estratégico são alguns dos fatores que levam a empresa à trajetória consolidada”, destacou para a repórter Thaís Ávila o diretor comercial da Gap Genética, João Paulo Schneider, mais conhecido entre os criadores como Kaju.
Veja a lista completa dos maiores vendedores de touros taurinos na edição de junho da Revista AG.