Situada numa península entre a Laguna dos Patos e o mar, no RS, a Cooperativa Arrozeira Palmares completa, no dia 23 de dezembro, 60 anos de história e atuação no mercado brasileiro de arroz. Administrada pelos próprios associados, tornou-se referência em gestão, qualidade de produtos, comercialização da produção e sustentabilidade. O objetivo para 2021 é atingir um faturamento superior aos R$ 150 milhões registrados no ano passado.
Na sede da Cooperativa, em Palmares do Sul, município de 11 mil habitantes a 90 quilômetros de Porto Alegre, são beneficiados 1,5 milhão de fardos por ano (45 milhões de quilos). Este volume seria suficiente para abastecer toda a população de cidades como Recife (PE), ou Porto Alegre (RS), durante um ano inteiro. São mais de 1.500 pontos de vendas espalhados pelo país e um portfólio com sete tipos de arroz, sendo comercializados principalmente nas regiões Sul e Sudeste.
Com 169 associados distribuídos em municípios como Capivari do Sul, Cidreira, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares e Viamã. “Nosso arroz está nas gôndolas das principais redes de supermercados de todo o Rio de Janeiro. Além disso, temos um mercado consolidado no Sul Fluminense, onde somos a marca líder, com 26% das vendas”, afirma o diretor-presidente da cooperativa, José Mathias Bins Martins.
Selo D.O.
O único arroz no Brasil credenciado para utilizar o selo de Denominação de Origem (D.O.) na embalagem é o arroz Palmares Gold – especial Gourmet, produzido pela Cooperativa Arrozeira Palmares. O reconhecimento foi obtido em 2010, pela Associação dos Produtores de Arroz do Litoral Norte Gaúcho (Aproarroz).
Entretanto, teve de passar por etapas de comprovação, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), de que as condições climáticas da região são determinantes na obtenção de arroz com características únicas. Portanto, não podem ser encontradas em nenhum outro lugar.
“Essa península entre o mar e a laguna tem o mesmo clima da praia. Um levantamento histórico demonstrou que as nossas temperaturas ficam em torno de 25 graus. Além desse equilíbrio térmico, a influência dos ventos, da luminosidade e da umidade são importantes na formação do grão de arroz”, destaca Martins, produtor de arroz que participou do grupo de trabalho, na época, e é, atualmente, diretor-presidente da Cooperativa Palmares.
Entre as características do arroz, destacam-se o alto rendimento de grãos inteiros, com um grão mais vítreo. Para o consumidor final, é um arroz soltinho, dá mais rendimento de panela, além de ser um grão muito saboroso.