A Holambra Cooperativa Agroindustrial – que tem sede em Paranapanema/SP – lançou seu primeiro hub de inovação para o agronegócio, o Telescope Holambra. O conceito é inspirado no telescópio, equipamento criado pelo holandês Hans Lippershey em 1608 para observação de objetos à distância. O novo projeto foi concebido na ideia de enxergar aquilo que não se vê no dia a dia comum de um produtor rural ou que amplifica a visão de problemas e necessidades existentes em todo ecossistema da jornada do empreendedor do agribusiness.
Para Luiz Morcelli, gerente de Inovação da Holambra, o intuito com a proposta é desenvolver soluções que resolvam as “dores” e diminuam os impactos negativos que podem ocorrer na dinâmica de uma fazenda em todos seus aspectos. “Buscamos, assim, criar um lugar de desenvolvimento e fomento de soluções inovadoras para antes, durante e depois da porteira de cooperados e clientes parceiros, considerando as características culturais, regionais de solo, clima, uso de tecnologia e gestão do negócio, sendo a nossa Cooperativa, a provedora desses serviços com parceria estratégica com as empresas que tenham as melhores soluções”, explica.
“Queremos atender as necessidades do nosso cooperado, oferecendo uma experiência de sucesso. O Telescope foi desenvolvido para aproximar cada vez mais o produtor da transformação digital, permitindo que ele possa participar diretamente do desenvolvimento sustentável – ambiental e do negócio. Nossa ideia é agregar valor aos novos modelos que temos hoje e expor todo o potencial que possuímos na área de Inovação”, acrescenta Michele Gonçalves, Head de Marketing da Holambra.
Observatório de realidades
De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil conta com mais de 12.600 startups ativas. Desse total, segundo a pesquisa Radar Agtech Brasil 2020/2021, pelo menos 1.574 são agtechs.
A conexão do hub com o mundo externo será feita através da interação com outros hubs, aceleradoras do agro, incubadoras/academia, parceiros, fornecedores e entidades. O hub atuará como um grande observatório das realidades e iniciativas de inovação que estejam ocorrendo no agro, mediante o convívio com estes ecossistemas e fatores mencionados, considerando como filtro e prioridade às necessidades emergentes do dia a dia da cooperativa.
Com o Telescope será possível conectar as melhores soluções para construir grandes cases de inovação para a Holambra e seus cooperados. A empresa quer trazer vantagens competitivas aos associados, produzir com menores custos e vender com maior eficiência, evidenciando e comprovando os resultados. A ideia é construir um dos principais hubs de fomento ao agro através de inovação, conexão e tecnologia. Um espaço para conectar ideias, soluções, os cooperados e a Cooperativa para transformar os negócios e a vida das pessoas para melhor.
Liderança do projeto
A nova área de Inovação, comandada por Luiz Morcelli, nasce dentro do Marketing da Holambra, hoje, liderado por Michele Gonçalves, Head de Marketing da Holambra. Durante sua trajetória profissional, Morcelli foi Secretário de Inovação e Tecnologia de São Caetano do Sul e sócio da Consultoria e Centro de Inovação Ahoy! Berlin SP. Além disso, liderou o FoodTech Movement – conexão com diversos atores da cadeia do alimento e do ecossistema para a criação de novas oportunidades de negócio para o futuro da alimentação através da inovação e tecnologia.