No primeiro mês deste ano, a cotação internacional do açúcar caiu. Os contratos com entrega em março/22 do açúcar bruto negociados na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) fecharam a sessão do dia 28 de janeiro a 18,41 centavos de dólar por libra-peso. Portanto, queda de 2,5% na comparação com 31 de dezembro, que era de 18,88.
Mínima
Em 10 de janeiro, o primeiro contrato do açúcar bruto atingiu uma mínima de cinco meses e meio, a 17,63 centavos. Este foi o nível mais baixo desde o final de julho do ano passado.
Segundo analistas da Safras & Mercado, as chuvas melhoraram as expectativas para a safra de cana a ser colhida no Brasil em 2022. Já na Índia e da Tailândia, as safras iniciaram bem. O que acentua um sentimento de amplas ofertas mundiais para este ano.
Índia
A produção de açúcar da Índia deverá crescer 3% na temporada 2021/22, na comparação com o ano anterior. Totalizando 31,9 milhões de toneladas, diante de uma melhora na produtividade dos canaviais cultivados no estado de Maharashtra. Que é um dos principais estados produtores de cana, situado no oeste do país.
As usinas de açúcar da Índia produziram 11,56 milhões de toneladas nos primeiros três meses da temporada de comercialização de 2021/22, no acumulado outubro a dezembro. A temporada vai de outubro de 2021 a setembro de 2022. Assim, houve um aumento 4,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação das Usinas de Açúcar da Índia, conforme notícia da Reuters.