A força do agronegócio está presente não apenas no consumo, mas também nos demais segmentos econômicos. Eis que Cuiabá, capital do Mato Grosso, é hoje a segunda cidade mais desejada das franquias. Perde apenas para Manaus (AM), onde o turismo impulsionou a instalação de 1.629, 423 a mais que em 2021 – crescimento de 35%.
É o que mostra os dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF), no qual o município saltou do 29º lugar para o 2º na lista de regiões com a maior inauguração de unidades no primeiro semestre de 2022. O estudo revela que nos últimos anos, o franchising tem expandido para locais fora do eixo Rio-São Paulo.
O processo é chamado de interiorização e tem atraído grandes redes. No panorama, a capital de Mato Grosso, no Centro-Oeste do País, vem com variação positiva de 31,7% – de 840 para 1.106 unidades – com o crescimento possivelmente associado ao agronegócio.
De acordo ainda com pesquisas da ABF, neste ano o setor deverá superar R$ 200 bilhões em faturamento, atingindo uma receita de R$ 207,276 bilhões (12% maior que 2021). A rede de franquias especializada em Consultoria de Crédito Rural para pequeno, médio e grande produtor, por exemplo, possui seis unidades em Mato Grosso e pretende ultrapassar o faturamento de R$10 milhões no plano safra 2022/2023.
“Os modelos de franquias é algo já validado e com total suporte da franqueadora, por isso, o risco é muito menor do que com relação aos negócios próprios”, afirma o CEO da rede Sonhagro, Romário Alves. Para quem deseja se tornar um franqueado da Sonhagro e ter o seu próprio negócio com lucratividade acima de 40%, o investimento inicial é a partir de R$23.690,00 mil na modalidade Home Based, a partir de R$ 37.140,00 no Agro Room e de R$ 84.954,00 no modelo Comercial. Com prazo de retorno do investimento varia de 4 e 24 meses.