Projeto iniciado em 2016, o Confinamento DBA, em Campo Florido (MG), começou com capacidade estática para 800 animais. Reconhecendo a necessidade de expansão para crescer economicamente, a gestão da propriedade elevou a capacidade para 3.000 cabeças.
Exigência constante do mercado e, por consequência, dos consumidores finais, o bem-estar animal é um dos motivos que também levaram o DBA a adquirir um tronco de contenção hidráulico, mais indicado para o confinamento.
Assine a AG e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso, Clique aqui e saiba mais!
Porém, a necessidade de evolução não ocorreu apenas no aumento da capacidade estática de animais, mas também na geração de conforto aos animais e operadores, além de avançar na eficiência do manejo e do conforto animal.
“Sempre zelamos pelo bem-estar animal em nossa propriedade. O tronco antigo era manual e com catracas, e podia ocasionar hematomas nos animais, além de gerar estresse nas diversas atividades que realizamos”, conta Rubens Cunha, do Confinamento DBA.
Além de machucar os animais, os hematomas nas carcaças provocam descontos nos frigoríficos, gerando importantes prejuízos financeiros para os produtores.
Tronco de contenção hidráulico favorece bem-estar animal
“Optamos por adquirir um tronco novo, mais seguro e robusto, que traz consigo o bem-estar animal, facilitando o processo, suavizando a contenção e aumentando a segurança dos animais e operadores”, ressalta Rubens Cunha.
Ele reforça que o tronco de contenção hidráulico contribui para melhorar a qualidade de carcaça dos animais, reduzindo drasticamente o desconto dos frigoríficos por hematomas e gerando maior lucratividade ao negócio.
Além disso, entre outros pontos positivos do equipamento estão as opções de acesso ao animal. Realizar a abertura completa traz mais segurança aos envolvidos e mais conforto aos bovinos”.
Além da pecuária, o Confinamento DBA investe em cana-de-açúcar e grãos, como soja e milho. O planejamento é que até o final do ano a capacidade estática do confinamento alcance 5.000 animais e, para os próximos dois anos, 10.000 cabeças. O equipamento tem diferenciais como pescoceiras paralelas, portões laterais salva-vidas, paredes laterais almofadas, assoalho com piso antiestresse, mais de 10 janelas de acesso ao animal, dispositivo castrador e protetor de coice.
Vaja mais como melhor o MANEJO: