Essa é a dúvida do pecuarista Thiago Muñoz, residente na capital do Acre, Rio Branco. Como hoje existe um número crescente de vacas meio-sangue Angus X Nelore, tem sido comuns as dúvidas de pecuaristas sobre qual touro usar para formar o cruzamento tricross.
Quem responde a pergunta é Alexandre Zadra, zootecnista respeitado e responsável pela coluna Caindo na Braquiária, um dos destaques da Revista AG mensalmente. O especialista explica que o Canchim é um bimestiço, com 62% de sangue Charolês, sendo mais adequado para regiões mais frescas, apesar, dentre todos bimestiços, ser a mais adaptada ao calor.
“No tocante à questão, usando Canchim nas suas fêmeas F1 Angus, nascerão bezerros com 56% de sangue europeu. Esses animais terão pelo mais comprido que os animais meio-sangue Europeus (F1 Angus, por exemplo), sendo menos adaptados ao calor. Dessa forma, se quiser explorar mais esse metabolismo um pouco mais alto, recomendo que, após a desmama, forneça também suplementação”, avalia Zadra.
Canchim na meio-sangue Angus X Nelore
Quanto ao cruzamento do Canchim e fêmeas F1 Senepol X Nelore, Zadra considera um ótimo cruzamento, pois, como o Canchim é de grande porte e as fêmeas Senepol/Nelore apresentam um biótipo britânico (menor porte), há ótima complementariedade (acasalamento onde exploramos o melhor das raças no cruzamento) aliada a altos níveis de heterose, por se tratarem de raças diferentes, além do fator adaptabilidade ajudar bastante.
“Em relação às carcaças e à carne de qualidade, temos ciência de que somos produtores de carcaças e não de carne. Como já abordado nesse mesmo espaço, o conceito “carne premium” está intimamente ligado à maciez e ao marmoreio. No caso de seus cruzamentos, você gerará animais tricross com carne bem macia, o que pode ajudar a receber premiação em programas de carne de qualidade. Já quando pensamos em carne marmorizada, esse cruzamento gera animais com carne mais light, própria para o dia a dia da cozinha. Mas tenha certeza de que a carne será muito macia”, conclui o colunista de Caindo na Braquiária.
Veja dúvidas de outros criadores clicando aqui.
