O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou ofício nº 550/2024, nesta sexta-feira, 25, onde declara que enviou informe para a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) sobre o encerramento do evento sanitário da doença de Newcastle, por meio do Sistema Mundial de Informação Zoossanitária.
Após o encerramento do foco, já formalizado para a OMSA em 25 de julho, a entidade determina um prazo oficial de 90 dias para considerar o encerramento do evento sanitário como um todo.
No mesmo documento, foi apresentada a autodeclaração, para a recuperação do status de país livre da doença.
“Agora, não há mais restrição da OMSA para comercialização entre os países, o Brasil então deve retirar os auto-embargos e os entes privados da cadeia passam a retomar as negociações para exportação do produto. Não há mais nenhum bloqueio oficial”, afirma o diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDA/Seapi), Francisco Lopes.
Foco em Anta Gorda
A doença foi confirmada no dia 17 de julho de 2024 em um estabelecimento de avicultura comercial de corte, em Anta Gorda, no Vale do Taquari.
Mais sobre o assunto em Ministério declara fim do período de emergência zoossanitária para Newcastle no RS
No mesmo dia, foi decretado estado de emergência fitossanitária para a doença e aplicados os procedimentos estabelecidos no Plano de Contingência de Influenza Aviária e Doença de Newcastle (DNC).
Fonte: Seapi