O Trabalho da Extensão Rural no Enfrentamento às Mudanças Climáticas: Impactos no Modo de Vida da Sociedade Gaúcha é o tema central da Emater/RS-Ascar na 47ª edição da Expointer, de 24 de agosto a 1º de setembro, em Esteio/RS.
O objetivo é, através de 21 temáticas que contemplam o trabalho da Extensão Rural e Social desenvolvido pela Emater/RS-Ascar no estado, dar visibilidade à atuação e às ações desenvolvidas no campo para mitigar os impactos das mudanças climáticas na agropecuária gaúcha.
Para o extensionista e coordenador do espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer deste ano, Rodrigo Sasso Rodrigues, a participação da instituição no evento dará a “cara do que o Rio Grande do Sul pede nesse momento”, abordando.
Entre as ações, o uso de bioinsumos e práticas como o plantio direto e a correta utilização da aptidão dos solos.
E agricultura de base ecológica, biodiversidade, sistemas agroflorestais e uso de plantas bioativas na sustentabilidade ambiental e oportunidade de geração de renda, bem como bioenergias e educação e saneamento ambiental estão entre as temáticas.
Mais sobre a feira em Expointer será lançada na segunda-feira
Assim como pecuária familiar, bovinocultura de leite, bubalinocultura, piscicultura e pesca artesanal, secagem e armazenagem de grãos, plantas e flores ornamentais (dália, ornithogalum, statice, gladíolo e girassol), fruticultura e olericultura, além da certificação de erva-Mate, novidade nesta edição.
Caminhos do Mel
A instituição conta também com a dinâmica Caminhos do Mel, que proporciona ao público um contato com a criação de abelhas com e sem ferrão, e o Espaço Multiuso, onde serão realizadas oficinas e palestras, repassando ao público os focos institucionais da Emater/RS-Ascar.
A instituição também participa do Pavilhão da Agricultura Familiar, com as temáticas da agroindústria familiar, do cooperativismo e associativismo e do turismo rural, e a Cozinha Show, com demonstração de receitas com utilização dos produtos das agroindústrias que participam do Pavilhão.
Fonte: Emater/RS-Ascar