No parque de mais de 130 hectares em Não-me-Toque, a Expodireto Cotrijal 2024 vai apresentar, de 4 a 8 de março, as principais tecnologias e novidades em máquinas e produtos para a agricultura. Nesta segunda-feira ocorreu o lançamento oficial do evento, em Porto Alegre (RS), com as principais autoridades do estado e lideranças do setor.
O foco esse ano é fazer o produtor sentir-se em casa – não que não fosse em outros anos – afinal a feira é vista como uma das mais bem organizadas no país. Mas alinhar o evento como um lugar onde o produtor é protagonista foi o objetivo do tema da feira em 2024: “Lugar de quem planta o futuro”. O slogan tem a ver com o objetivo da Expodireto de se posicionar como o segundo lar de quem se dedica aos negócios da terra. “Produtores e produtoras que não desistem diante dos desafios, sejam eles climáticos ou de mercado”, diz o comunicado dos organizadores.
Representantes das entidades do setor não tiveram espaço entre os discursos, mas a feira mostrou também sua força política, como palco para a discussão dos principais temas do agronegócio gaúcho e brasileiro. Além do anfitrião, Nei Mânica, discursaram no evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, e o representante da Câmara Federal, Pedro Westphalen, que deram destaque ao tema da irrigação, como forma de minimizar os prejuízos com os frequentes problemas climáticos que os produtores gaúchos vêm enfrentando.
Depois dele, o governador Eduardo Leite, que foi provocado no discurso do presidente, sobre a questão tributária, brincou: “nós temos compreensão e sensibilidade, mas não temos dinheiro”. Leite destacou também que seu governo tem sido rigoroso sobre as questões de segurança agrária. “O respeito à propriedade e o respeito à quem empreende, é regra basilar. Temos sido absolutamente rigorosos em qualquer tipo de ameaça, em qualquer dificuldade colocaremos nossas forças policiais imediatamente.”
Veja também: Colheita da soja mais acelerada que a média histórica
A Expodireto Cotrijal
A Expodireto Cotrijal é reconhecida como uma feira que reúne o que tem de mais atual em termos de máquinas e implementos agrícolas, produção vegetal e animal e serviços. Em 131 hectares, também abre espaço para a agricultura familiar, discute os principais temas de interesse do agro, através de fóruns e palestras em dois auditórios, e aproxima empresas estrangeiras e brasileiras, com ampla programação na Área Internacional. E ainda conta com espaço exclusivo para inovação e tecnologia: a Arena Agrodigital.
Números de 2023
62 países
320,5 mil visitantes
591 expositores
131 hectares
R$ 7,04 bi em negócios