Os organizadores da Expointer aguardam a presença de lideranças do Governo Federal na feira, como na abertura do evento, o Desfile dos Grandes Campeões, sexta-feira, 30.
Foi o que revelou Clair Kuhn, titular da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, em entrevista exclusiva ao programa A Granja na TV, veiculado pela Ulbra TV, na segunda-feira, 26.
“O governador (Eduardo Leite) convidou, os convites foram feitos, em conjunto com a secretaria, para os ministros, para o Governo Federal”, revelou Kuhn.
“Então isso traz uma expectativa, sim, que o ministro Fávaro (Carlos, da Agricultura e Pecuária) venha ao Rio Grande do Sul durante a semana e possa a participar conosco, inclusive, no dia do Desfile dos Grandes Campeões, que é abertura oficial da feira, e possa estar trazendo boas novidades, boas informações”, complementou.
O secretário lembrou que se espera apoio do Governo Federal para os produtores atingidos pelos problemas climáticos.
“Existe expectativa da sociedade do Rio Grande do Sul, não só do agro, não só das pessoas vinculadas à agricultura”, esclareceu.
Kuhn afirmou que o Governo sabe dos problemas dos gaúchos.
“O Governo Federal está aqui presente no Rio Grande do Sul entendendo as dificuldades”, avaliou.
Por uma parceria
“Seria exatamente um pedido necessário neste momento, uma parceria, uma renegociação de dívidas a todos os produtores rurais afetados pelas secas e pela enchente. Prolongar por 10 a 12 anos estas dívidas, com 2 anos de carência e o juro compatível com a capacidade de pagamento. E ainda oferecendo recursos novos para que o produtor possa buscar um financiamento, fazer o plantio de suas cultivares de milho e de soja”, elencou.
Mais sobre a feira em Expointer: Plano Safra 2024/25, “boa intenção, mas uma má execução”, diz dirigente da Fiergs
“E logicamente ter condições de sanar o problema que ele tem hoje de falta de crédito junto às instituições. Ele não vai ter condições de plantar se não tiver esta ajuda federal”, complementou.
Expointer movimentada
O secretário ainda destacou o bom público presente nos primeiros dias da feira, apesar de algumas limitações de deslocamento até o parque ainda como consequência da enchente de maio.
“Você vê que a atividade está voltando ao normal, mesmo com todas as dificuldades”, observou.
E acrescentou que o ambiente do parque chegou a ter mais de dois metros de água, mas mesmo assim tudo foi organizado para receber visitantes.
Kuhn disse ainda esperar a visitação a partir desta terça até sexta-feira de produtores do interior do RS e de outros estados, visto que estes são os tradicionais dias para o comparecimento, inclusive de caravanas de instituições como cooperativas, que trazem seus associados.
“Quem precisa comprar uma máquina, vai comprar. Quem está aqui no Sul e está com uma dificuldade financeira, vai fazer com que ele adie a compra. Mas ele vem aqui olhar a tecnologia. Se tiver o recurso disponível por parte do Governo Federal para renegociar dívidas… e muitos produtores perderam máquinas, vão ter que recompor as máquinas”, destacou.
Veja a entrevista completa e outras reportagens sobre a feira no link abaixo. Assim como mais informações sobre o agro no programa A Granja na TV, da Ulbra TV (Canal 48.1 TV Digital e 521 da NET Porto Alegre),