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Home»Agricultura»Brasil exporta o terceiro maior volume de café da história. Receita é de US$ 6,2 bi
Agricultura

Brasil exporta o terceiro maior volume de café da história. Receita é de US$ 6,2 bi

Carla SantosPublicado por Carla Santos18/01/2022Nenhum comentário5 Min de Leitura
Foto: Wenderson Araujo/CNA

O Brasil exportou 40,372 milhões de sacas de 60 kg de café em 2021, obtendo US$ 6,242 bilhões. O desempenho representa queda de 9,7% em volume.

Entretanto, houve evolução de 10,3% em receita cambial frente aos números registrados nos 12 meses de 2020. Os dados fazem parte do relatório estatístico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Volume

Foto: Wenderson Araujo/CNA

Essa performance implica o terceiro maior volume remetido ao exterior pelo país na história. Mesmo em meio à transição para uma safra de ciclo baixo. Já em valores, o melhor nos últimos sete anos, refletem os preços elevados no mercado e o câmbio favorável às exportações.

Diante do ingresso na temporada 2021/22, com uma menor colheita devido ao ciclo bienal e aos impactos do clima nos cafezais do Brasil, há intensas volatilidades no mercado. As cotações evoluíram para perto de seus níveis históricos, com o preço médio das exportações, de US$ 154,63, sendo um dos maiores da série.

Esses fatores, aliados a um dólar forte ante o real, favoreceram o maior ingresso de divisas no Brasil.

Nicolas Rueda, presidente do Cecafé

Segundo Rueda, o desempenho do ano passado é significativo e resulta do profissionalismo dos exportadores brasileiros. Realizaram trabalho exemplar para lidar com expressiva elevação no custo dos fretes, rolagens de cargas, constantes cancelamentos de bookings e disputa por contêineres e espaço nas embarcações.

“Vivemos um ano inteiro com impactos da Covid-19. Os exportadores nacionais foram resilientes e realizaram esforços titânicos, não se deixando vencer. Assim, após mais de duas décadas, e como alternativa, retomaram os embarques na modalidade ‘break bulk‘, com tecnologia moderna, via ‘big bags’, que supriu, em parte, a falta de contêineres.”

Gargalos logísticos

Apesar do desempenho relevante alcançado pelos exportadores, o Cecafé aponta que os gargalos logísticos no comércio marítimo mundial impactaram o resultado final das exportações brasileiras de café no ano passado.

“Observamos uma melhora no fluxo dos embarques em dezembro, também motivada pelas remessas via ‘break bulk’. Ainda assim, projetamos que o Brasil deixou de exportar cerca de 3 milhões de sacas e de receber aproximadamente US$ 465 milhões em receita”, estima Rueda.

Outro ponto que evidencia os impactos desses entraves é a redução no número de contêineres enviados ao exterior com café. No ano passado, foram embarcados 112.732 contentores, o que representa uma queda de 9,8% na comparação com os 125.034 remetidos ao longo de 2020.

Destinos

No acumulado de 2021, o Brasil exportou café para 122 países. Os Estados Unidos lideraram o ranking ao importarem 7,781 milhões de sacas. Este volume é 4,4% inferior ao aferido entre janeiro e dezembro de 2020. E representou 19,3% dos embarques totais brasileiros no ano passado.

Foto: Gilson Abreu/ANP

A Alemanha, com representatividade de 16,2%, adquiriu 6,539 milhões de sacas (-14,4%) e ocupou o segundo lugar na lista. Na sequência, vêm Itália, com a compra de 2,944 milhões de sacas (-2,5%); Bélgica, com 2,839 milhões (-24,6%); e Japão, com a importação de 2,509 milhões de sacas (+4,2%).

É válido destacar, ainda, a Colômbia, terceiro maior produtor de café do mundo, que foi o sétimo principal destino das exportações brasileiras do produto. O país vizinho adquiriu 1,158 milhão de sacas, apresentando o maior crescimento em volume no intervalo, de 289.561 sacas. O que equivale a uma alta percentual de 33,4 pontos.

Ainda em termos de volume, a China foi o segundo maior destaque nas compras do café brasileiro em 2021. Seguindo a Colômbia, incrementando suas importações em 132.003 sacas (+65%) na comparação com 2020. Nos 12 meses do ano passado, os chineses adquiriram 333.648 sacas do produto nacional.

Tipos

O café arábica foi o mais exportado no acumulado de 2021, com o despacho de 32,655 milhões de sacas ao exterior. Ou seja, 80,9% do total.

Foto: Wenderson Araujo/CNA

O segmento do solúvel teve 4,032 milhões de sacas embarcadas, com representatividade de 10%. Na sequência, vêm a variedade canéfora (robusta + conilon), com 3,639 milhões de sacas (9%). Depois, o café torrado e moído, com 45.766 sacas (0,1%).

Portos

O complexo marítimo de Santos (SP) se manteve como o principal exportador dos cafés do Brasil no ano passado. Por ali foram enviadas 31,108 milhões de sacas entre janeiro e dezembro. Isso equivale a 77,1% do total.

Na sequência, vêm os portos do Rio de Janeiro, que responderam por 16,3% dos embarques ao remeterem 6,582 milhões de sacas. Seguidos por Vitória (ES), com o envio de 1,041 milhão de sacas ao exterior e representatividade de 2,6%.

Superior

Já os cafés diferenciados responderam por 19% das exportações totais brasileiras do produto de janeiro a dezembro de 2021. Ou seja, foram enviadas ao exterior 7,669 milhões de sacas. Pertencem a este grupo os que possuem qualidade superior ou algum tipo de certificado de práticas sustentáveis.

O volume representa recuo de 2,7% na comparação com as 7,877 milhões de sacas embarcadas pelo país em 2020. Já o preço médio desse produto foi de US$ 207,53 por saca. O que contabilizou uma receita de US$ 1,591 bilhão nos 12 meses.

Portanto, 25,5% do total obtido com os embarques. No comparativo anual, o valor é 23,4% maior do que o aferido em idêntico intervalo anterior.

Foto: Wenderson Araujo/CNA

Ano safra

Nos seis primeiros meses da temporada cafeeira 2021/22, o Brasil registrou a melhor receita cambial dos últimos cinco anos. O país obteve US$ 3,438 bilhões com o envio de 19,429 milhões de sacas de julho a dezembro passados. Desempenho que representa alta de 12,8% ante mesmo intervalo anterior, apesar do recuo de 21,4% em volume.

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Carla Santos
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Editora do portal A Granja Total Agro. Jornalista formada pela PUC-RS, com extensão em Estratégias de Marketing para Redes Sociais pela ESPM.

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