Sinais de recuperação continuam a emergir no mercado do arroz, com os preços do cereal em casca se mantendo firmes em todo o país.
A crescente disputa pela matéria-prima entre os compradores está resultando em ajustes nos valores para cima, com o objetivo de atrair vendedores, que seguem retraídos, especialmente no caso do arroz armazenado.
“Apesar da firmeza nos preços, o mercado interno ainda enfrenta desafios relacionados à oferta e à disposição dos produtores em negociar”, pondera Oliveira
A maior oferta de grãos importados, combinada com a retração na demanda por arroz beneficiado, contribuiu para a queda dos preços médios no varejo, que continua com diversas promoções nos principais centros consumidores do país.
Cotações
Em relação aos preços do arroz em casca, a média da saca de 50 quilos de arroz no Rio Grande do Sul (58/62% de grãos inteiros e pagamento à vista) encerrou a quinta-feira, 8, cotada a R$ 118,22, apresentando um avanço de 0,85% em relação à semana anterior.
Em comparação ao mesmo período do mês passado, havia uma alta de 2,19%.
E um aumento de 33,44% quando comparado ao mesmo período de 2023.
Mais sobre o cereal em Cotação do arroz no RS está 34% mais alta que um ano atrás
A expectativa de clima favorável e os preços elevados impulsionam a expansão da área de arroz no Mercosul, com produção prevista de 4,34 milhões de toneladas em 2024/25, excetuando o Brasil.
A estimativa foi divulgada por Safras Consultoria.
Conforme Oliveira, a expansão da área de arroz no Mercosul está sendo impulsionada por uma confluência de fatores climáticos, econômicos e estratégicos, que beneficiam os principais países produtores do bloco: Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil.
Fonte: Safras & Mercado