O faturamento da venda internacional de carne de frango em janeiro de 2022 foi 42% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. No primeiro mês deste ano, o valor foi de US$ 616,9 milhões, ante US$ 434,4 milhões em janeiro de 2021. O levantamento é da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Já em volume, o resultado aponta que as exportações brasileiras, considerando todos os produtos, entre in natura e processados, totalizaram 349,1 mil toneladas, superando em 19,7% os embarques realizados no mesmo período do ano passado, com 291,6 mil toneladas.
Demanda alta
Conforme avaliação do presidente da ABPA, Ricardo Santin, mesmo diante do preço mais elevado, a carne de frango brasileira segue fortemente demandada. Isso graças a atributos como a qualidade dos produtos e o fato de o Brasil ser o único grande exportador livre de Influenza Aviária.
Um grande destaque entre os compradores internacionais do frango brasileiro foram os Emirados Árabes Unidos, que importaram, em janeiro, 96,6% a mais do que o registrado no primeiro mês do ano passado. Foram 42,8 mil toneladas, o que levou o país ao posto de segundo colocado no ranking de importadores.
Líder
A China segue liderando, com a compra de 48,3 mil toneladas em janeiro. Outro mercado que aumentou as importações foi a União Europeia 53,5%, com 18,1 mil toneladas. Também foram destaques as Filipinas, com 11,4 mil toneladas (+339,4%), Coreia do Sul, com 10 mil toneladas (+94%) e Rússia, com 9,2% (100%).
O diretor de mercados da ABPA, Luís Ruas, acredita que o diferencial sanitário brasileiro, como único grande produtor livre de Influenza Aviária, tem reforçado a posição brasileira no mercado internacional.