Divididos em quatro pistas no parque Olympio Bicca Estrazulas, em Santa Margarida do Sul/RS, os 381 ovinos de diversas raças desfilaram suas genéticas na 36ª Feira Nacional de Ovinos (Fenovinos).
Nem o frio que acompanhou os visitantes do evento durante os três dias de realização arrefeceu o ânimo dos criadores de 13 raças presentes, que apresentaram seus campeões de 2024.
No total, foram 124 expositores dos três Estados do Sul do Brasil participaram do evento.
O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler, fez um agradecimento especial à comunidade de Santa Margarida do Sul, que acolheu o evento mesmo depois de ter sido transferido por causa da tragédia climática no Estado.
Gressler e a vice-presidente da Arco, Elizabeth Lemos, personificaram a homenagem à toda comunidade no nome do presidente da Associação dos Produtores Rurais de Santa Margarida do Sul, Ciro Chaves, no qual destacaram o trabalho incansável para a realização do evento.
Ele frisou que, apesar da dificuldade da tragédia climática, se trabalhou muito e se conseguiu ter esse êxito.
“Foi um grande evento, além da expectativa, não estávamos contando com tantos expositores que viessem a Santa Margarida do Sul, porque, por causa dessa situação climática, não estávamos esperando a adesão de todos os expositores”, avaliou.
Cidade da próxima edição
Na ocasião, também ocorreu a escolha do município da 37ª edição da Fenovinos.
A cidade de Vacaria foi escolhida por aclamação, já com data definida para 2025: de 30 de abril a 3 de maio do próximo ano.
Luiz Alfredo Horn, presidente da Associação e Sindicato Rural de Vacaria, agradeceu pela confiança para organizar a próxima edição.
“Temos a certeza de que Vacaria dará o melhor para receber essa turma. Vacaria é uma cidade turística, onde é feito o maior rodeio da América Latina, conta com uma rede hoteleira, toda infraestrutura, de transporte, de aeroporto. É uma região que conta com gastronomia e turismo”, observou.
Durante o evento uma série de atrações também fizeram parte da programação, como palestras, uma oficina de embutidos e o campeonato gaúcho de esquila, promovidos pela Emater.
Além disso, Arco e Emater assinaram durante a Fenovinos termo de cooperação para evoluir na questão da micronagem da lã, qualificando o produto ofertado pelos criadores.
Os resultados completos por raça com seus campeões podem ser conferidos no site da Arco em www.arcoovinos.com.br, na aba exposições e depois resultados.
Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco)