Depois de muita expectativa, a pequena Joana Pontel finalmente ganhou a vaquinha que tanto sonhava. Na realidade, o presente de natal antecipado é um pequeno rebanho, de quatro animais. No último sábado (18/12), duas fêmeas PO da raça Devon, ambas de três anos e com cria ao pé, desembarcaram no sítio da família Pontel, em São Jorge (RS), no Nordeste gaúcho. A mais nova criadora do Brasil, de apenas seis anos, radiante com a novidade, garante:
A compra foi realizada no mês de agosto, quando as duas novilhas estavam prenhes. Os animais permaneceram na Fazenda Santo Antônio, em Ibiraiaras (RS). Isso porque o novo lar passava por algumas adequações para recebê-las.
Em outubro, nasceram Douradinha e Rubi, nomes dados pela nova dona. O interesse da menina pelo gado de pelo avermelhado surgiu há cerca de um ano e meio.
Família
Joana e a família moram na cidade. O pai presta serviços em terraplenagem, e a mãe é assistente administrativa no Sicredi. A convivência dela com o campo acontece aos finais de semana, quando visita o avô, em uma propriedade rural sem criação de gado, no interior do município.
Todos ficaram surpresos, em 2020, quando a garotinha pediu para o pai parar o carro em frente à Santo Antônio, para que pudesse admirar o gado no campo. Simone Vigolo Pontel conta que a filha perguntava quando é que ganharia uma vaca vermelha. Até que um dia cogitaram adquirir um animal para contentá-la.
Convencido pela filha, o pai, Estevão, foi falar com o dono dos animais daquele campo. Reinaldo Cherubini explicou que seria mais indicado adquirir mais de um animal, para que o escolhido não ficasse muito sozinho ou estressado.
A compra
Dias depois, Joana foi junto para fechar o negócio. Contribuiu com as próprias economias e escolheu as duas ‘vaquinhas com neném na barriga’, como queria. “Ela estava empolgada, mas preocupada com o pagamento porque disse que não tinha dinheiro. Falei que daria de presente.”
Foi quando a menina trouxe o cofrinho e ofereceu ajuda de R$ 50,00. “Eu aceitei e, no dia da compra, ela levou o dinheiro”, conta o pai, orgulhoso.
A nova cliente conquistou Cherubini. O criador diz que ela ouviu atentamente as informações sobre a raça e as orientações sobre alimentação e cuidados.
As visitas da menina aos animais passaram a ser frequentes. “Foi a venda mais gratificante que eu já fiz, a Joana é um doce, interessada e quer saber das coisas. Ela tem receio mas não tem medo, vai com cuidado, faz carinho nelas e brinca”, explica.
Surpresa
Como um agrado, o criador inseminou novamente as fêmeas, há algumas semanas, e elas chegaram prenhes ao Sítio Vô Pontel. Os novos terneiros são esperados para a primavera de 2022.
Talvez o pai esteja tão feliz quanto Joana. “O chão dela é esse, ontem fomos ao sítio, e ela me convidou pra dar uma volta de trator. Ela é uma menina do agro e está realizada”, garante Estêvão Pontel.
“Agora, eu estou com dificuldade de explicar como é que ela saiu de casa para comprar uma vaca e vai ficar com seis animais.”
A presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Simone Bianchini, se encantou com a história de Joana. “Os sonhos das crianças são a certeza de que teremos um mundo bem melhor. Que bom viver, sonhar e realizar.”