Na abertura da Expoagro 2023, ocorrida na cidade de Cuiabá/MT nesta segunda-feira (10), o governador do Estado do Mato Grosso (MT), Mauro Mendes (União Brasil), afirmou que o Brasil é alvo de ataques de ONGs que querem destruir o agronegócio brasileiro. Ele disse ainda que pretende encaminhar um projeto de lei que vise barrar quaisquer ONGs que defendam pautas que não estejam presentes no código florestal brasileiro.
Leia também: Monitoramento da Soja é um selo de produção com respeito à Amazônia
“Se (por lei) nós podemos desmatar 20% da Amazônia, nós temos que ter esse direito preservado e garantido”, afirmou o governador. Ainda de acordo com Mendes, o país não pode aceitar que ONGs financiadas por nações estrangeiras que desmatam em torno de 90% da sua área – isso com o intuito do seu próprio desenvolvimento nacional – venham ao Brasil dizer que aqui deve ser “desmatamento zero”.
Ele também afirmou que o MT vai combater o esbulho possessório de forma implacável. Segundo o governador, invasões de propriedades privadas não serão toleradas no estado.
ExpoAgro 2023
A Expoagro está em sua 55ª edição e é a maior feira agropecuária do estado do Mato Grosso. Ela ocorre no Parque de Exposições Jonas Pinheiro na cidade de Cuiabá. As atrações vão até domingo (16).
Veja mais: Agropecuária brasileira, seu futuro será ainda mais verde