Em Hulha Negra, município localizado em uma das regiões mais castigadas pela seca no Rio Grande do Sul, o governo federal anunciou crédito emergencial de R$ 430 milhões para socorrer a população gaúcha, além de medidas para enfrentamento da estiagem que já contam com cerca de 200 municípios em situação de emergência reconhecida.
Para o desenvolvimento dos programas a serem realizados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), integraram a comitiva interministerial que visitou o estado nesta quinta-feira (23), o secretário-executivo, Irajá Lacerda, e o diretor de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário, Wilson Vaz.
“O Ministério da Agricultura e Pecuária tem a missão de trazer programas e políticas públicas para mitigar os impactos da estiagem no estado gaúcho. O Mapa está de portas abertas para buscarmos juntos soluções”, afirmou Lacerda.
A comitiva foi composta pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); da Integração e do Desenvolvimento Social (MIDS); do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDASFCF) e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM-PR)