Caminhamos para a chegada de mais uma estação de monta. A ansiedade aumenta e, junto com ela, a expectativa de ótimos resultados impera. Salta aos olhos a eficiência produtiva conquistada por alguns pecuaristas em diversas regiões do Brasil.
Se num passado – não muito distante – abater animais antes dos 20 meses era utopia, agora é a realidade não de uma ou dez, como era no passado, mas de centenas de fazendas que descobriram, na inseminação artificial em tempo fixo (IATF), a fórmula perfeita para organizar o manejo da propriedade e, finalmente, faturar mais em menos tempo, sem a necessidade de desmatar.
A tecnologia existe para ajudar; lidera a boiada quem supera o dilema de investir na produção. Não que seja um milagre. Trata-se de manejos e de procedimentos. Hoje, quem surfa na IATF entendeu o que a Revista AG defende há 25 anos: não existe produtividade sem genética de qualidade.
Os genes diferenciados também não se manifestam sem a nutrição adequada, e o animal morre se descuidar da sanidade. Parafraseando o entrevistado do mês da AG PEC de Setembro: “tecnologias capazes de aumentar sensivelmente a produtividade, em 99% dos casos, se pagam”, ou seja, vale cada centavo. Mas ter critério nunca é demais.
Nesta edição, nosso colunista William Koury levanta uma discussão muito interessante. É preciso ter cuidado com as verdades absolutas. Números não mentem, mas sozinhos são apenas números.
O contexto é o que faz um trabalho, uma estratégia ou um touro ser o melhor. A coluna discorre sobre o fato de os pecuaristas estarem focando apenas nas diferenças esperadas na progênie (DEPs), desprezando totalmente a morfologia do animal.
Como resultado desta distorção, o colunista compara esta situação com as pistas de exposição, onde só importava colocar peso. Venha para a pecuária do futuro com essa edição incrível que está em suas mãos ou na sua tela.
Revista AG agora é Revista AG PEC
E tudo com um novo design, como você pôde perceber. Essa é a nova Revista AG PEC. O novo nome marca a conclusão de mais uma etapa rumo ao conceito multiplataforma que vem sendo construído para entrega de um conteúdo diferenciado em agricultura e pecuária pela A Granja Total Agro, da qual faz parte a Revista AG PEC. Em nome de toda equipe, agradecemos o apoio e parceria dos nossos assinantes e seguidores. Esperamos que apreciem o novo design, assim como já vem acontecendo no editorial, que vem ficando a cada dia melhor, mais aprofundado e acessível a todos. Também aproveitamos para lembrar que a votação do Touro de Ouro será aberta em breve.