As inscrições do Top 100 – Os maiores vendedores de touros do Brasil iniciou sua primeira etapa, da qual participam apenas os criatórios de touros taurinos. As inscrições encerram-se no dia 30 de abril.
Inspirado em um levantamento norte-americano denominado Seed Stock, o Top 100 – Edição Taurinos, um projeto realizado pela parceria formada pela Revista AG PEC e a consultoria FF Velloso & Dimas Rocha Assessoria Agropecuária, chega à oitava edição com o objetivo de revelar os maiores vendedores de touros taurinos do País.
O médico-veterinário Fernando Velloso, à frente da pesquisa, afirma que pelo fato de o ranking ter adesão voluntária, alguns vendedores importantes podem ficar de fora por motivos diversos.
“Mesmo assim, ano a ano, vamos incluindo novos participantes e elevando a média de animais”, explica. Entre os cinco maiores vendedores entre os reprodutores taurinos, dois participaram do ranking pela primeira vez, na edição 2022.
Com essa “massa crítica” formada pelos participantes é possível, segundo Velloso, ter uma amostra do comportamento e o porte dos vendedores. Em 2022 a amostragem reuniu 7.310 touros, contra 6.600 no levantamento de 2021.
O ranking é aberto à participação das raças Angus, Brangus, Hereford, Braford, Charolês, Blonde, Canchim, Devon, Limousin, Montana, Senepol, Simental e Ultrablack.
No ano passado, o Brangus liderou a lista com 2.314 touros vendidos, em segundo lugar vem a Braford, com 1.693, em terceiro lugar, mas bem próximo, está a raça Angus, com 1.581 animais, seguidos por Senepol e Montana.
Clique aqui para informar as vendas de touros taurinos em 2022