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Home»Agricultura»Irã se abre ao algodão brasileiro
Agricultura Atualização:25/11/2021

Irã se abre ao algodão brasileiro

Carla SantosPublicado por Carla Santos25/11/2021Atualização:25/11/2021Nenhum comentário4 Min de Leitura
Cotação do algodão apresenta alta. Foto: Wenderson Araujo
Foto: Wenderson Araujo

Com a indústria têxtil aquecida, o Irã identifica no Brasil um importante fornecedor não apenas de soja e milho, mas também da pluma. O interesse foi formalizado esta semana,  em uma agenda de negócios que reuniu a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), a Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea), a Embaixada do Brasil em Teerã e empresas têxteis iranianas.  

Fatia de mercado 

Atualmente, não há exportação direta de algodão do Brasil para o Irã. No entanto, há potencial para a parceria. O mercado têxtil iraniano está em expansão. Hoje, a estimativa é de que as importações sejam de 120 mil toneladas da pluma por ano, o que posiciona o país entre os dez maiores importadores de algodão no mundo. 

Já o Brasil é o quarto maior produtor mundial da fibra, ficando atrás apenas da Índia, China e Estados Unidos. Ao longo de 2021, os brasileiros se tornaram o segundo maior exportador mundial do produto. 

As vendas brasileiras ao Irã se ancoram principalmente em soja em grão, farelo de soja e milho. Esse comércio movimenta anualmente mais de U$ 1,05 bilhão e é um motivo a mais para a aproximação com os cotonicultores. 

“No Brasil, quem produz algodão também cultiva soja e milho, porque fazemos uma sucessão de culturas ao longo do ano. O agricultor que está exportando grãos para o Irã também pode embarcar a pluma. Essa sinergia pode ser ainda maior se inserirmos a ureia nos negócios”, observou o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato.   

Ureia

Desde 2019, o Brasil passou a ter também no Irã um relevante fornecedor de ureia, insumo usado na fabricação de fertilizantes. Em 2021, de janeiro a agosto, os iranianos responderam por 4,5% do volume total do insumo importado pelo Brasil. No ano passado, foram o quarto maior fornecedor, com 7% de market share. “A operação de barter (permuta) entre ureia e algodão é uma opção real para ampliarmos esse comércio bilateral”, afirmou o embaixador do Brasil em Teerã, Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto.   

O cenário é considerado positivo pelos empresários iranianos. “Nossos principais fornecedores hoje são o Uzbequistão e a Índia. Mas queremos ampliar a parceria com o Brasil, de quem já compramos muitas commodities”, pontuou Mostafa Navesi, executivo da trading Ariya Tejarat Sedeh Co. 

Produtores

China e Estados Unidos, segundo e terceiro maiores produtores mundiais de algodão, não exportam para o Irã. “Esta é uma boa hora para o Brasil ocupar essa fatia de mercado, pois tanto o Uzbequistão como a Índia estão priorizando o consumo interno da fibra e direcionando a exportação para fios e tecidos. Por isso, nos interessamos pelo algodão brasileiro, pois precisamos da matéria-prima para abastecermos nossa indústria têxtil”, analisou Ahmad Ghasabi, representante da Khoy Textile Factories.   

Ciente dos desafios logísticos atuais, os exportadores brasileiros de algodão partem agora para o diagnóstico de experiências positivas de comércio de outros produtos entre Irã e Brasil. “Vamos identificar as oportunidades existentes com as empresas que já mantêm relação comercial com o Irã para benchmarking”, afirmou o conselheiro da Anea, Marco Antonio Néia. 

Protocolos

O detalhamento fitossanitário e o levantamento dos protocolos exigidos pelo Irã nas importações serão realizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Nosso foco é apoiar a viabilização das exportações do algodão brasileiro”, afirmou Ellen Laurindo, auditora do ministério, que participou da reunião.   

O evento foi realizado em formato online pelo Cotton Brazil, programa desenvolvido pela Abrapa em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) para promover o algodão brasileiro nos mercados internacionais, principalmente asiático. A iniciativa também recebe apoio da Anea.

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Carla Santos
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Editora do portal A Granja Total Agro. Jornalista formada pela PUC-RS, com extensão em Estratégias de Marketing para Redes Sociais pela ESPM.

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