A inteligência artificial como uma ferramenta de melhoria para a irrigação foi o tema do espaço Fala, Professor!, veiculado pelo programa A Granja na TV de quarta-feira, 18, na Ulbra TV.
O professor Eduardo Pedro Eidt, do curso de Agronomia e Engenharia da Ulbra, destacou a relevância da inovação e também a importância da irrigação para a agricultura.
“A gente não tem ação sobre o clima. É difícil controlar”, lembrou Eidt ao abordar os efeitos da falta de chuva para as lavouras.
“A irrigação é muito benéfica na estiagem. Onde não tenho a irrigação, não tenho a possibilidade de ter a água na planta no momento certo. E cada vez mais a irrigação está pensando na questão do produtor”, complementou.
Inteligência artificial
“Com a irrigação eu consigo manter uma produção. E hoje tem a irrigação automatizada, com a inteligência artificial”, destacou.
Mais sobre irrigação em RS anuncia novas regras para irrigação e investimento em sistema de gestão de água
Segundo ele, a precisão no processo de irrigação proporcionada pela inteligência artificial é fundamental também para a sustentabilidade ambiental, visto que promove a economia de água.
E ainda possibilita o aumento de ganhos ao agricultor na sua produção agrícola.
Mais acessível
O professor ainda ressaltou que os recursos da inteligência artificial na irrigação estão se tornando mais acessíveis, ainda que no início sejam mais sofisticados e maiores.
Exemplificou que estão incorporados em grandes pivôs, que irrigam enormes ambientes agrícolas, mas também até em estruturas de irrigação de paisagismo.
“Existem produtos fantásticos que você consegue ligar através do celular, liga e desligar a bomba, ver se o solo está úmido ou não está úmido, se precisa de água ou não precisa”, descreveu Eidt.
“Tudo isso evoluiu muito nos últimos anos. Então, está ficando mais acessível, sim”.
Veja a entrevista completa no link abaixo. Assim como mais informações sobre o agro no programa A Granja na TV, da Ulbra TV, edição de quarta-feira, dia 18 de setembro (Canal 48.1 TV Digital e 521 da NET Porto Alegre)