A Koppert do Brasil e a Orion Tecnologia e Sistemas firmam parceria para aplicação de produtos biológicos em sulco de plantio nas culturas de grãos.
A união das duas empresas, líderes de mercado em seus segmentos – produtos biológicos e equipamentos de aplicação – vai garantir maior eficiência dos bioinsumos e qualidade e tecnologia de ponta na utilização dos biológicos durante a semeadura.
Os clientes Koppert vão receber o equipamento Orion para garantir a alta performance da operação e uma produtividade que pode chegar até 6 sacas/hectare de soja a mais, de acordo com projeção da Orion.
Os benefícios com a parceria são ganhos de eficiência e resultados, pois quando aplicados corretamente no sulco do plantio, os bioinsumos geram maior sanidade, produtividade, rentabilidade e sustentabilidade.
Ricardo Cunha, da Orion: confiabilidade, visibilidade e valor
Para André Cerignoni, gerente comercial da Koppert, esse novo modelo de negócios vai garantir que os organismos vivos que compõem os insumos biológicos estejam em boa qualidade durante a aplicação.
Eficiência de 98%
Segundo Alexandre Santiago, diretor financeiro e vice-presidente da Orion, os equipamentos são desenvolvidos para atender as necessidades específicas de cada produto e tipo de aplicação, mantendo inalterada a eficiência da aplicação em 98%.
“No caso dos bioinsumos, os fatores de riscos mecânicos são ajustados e eliminados nos equipamentos, evitando quaisquer danos à integridade dos organismos vivos que os compõem”, afirma Santiago.
“Os equipamentos são acoplados nas plantadeiras e a aplicação dos produtos é feita simultaneamente ao plantio, sem riscos, erros ou custo operacional”, acrescenta.
Incremento de 6 sacas/hectare
De acordo com projeções da Orion, um produtor de soja que utiliza os equipamentos da empresa pode ter um incremento de produtividade de até 6 sacas a mais por hectare. Considerando o valor de R$ 165/sc, em uma área de 3 mil hectares, haveria um lucro de R$ 3,4 milhões em uma safra, o que equivale a um ganho de 1.732% sobre o investimento, considerando os gastos com a plantadeira e o aplicador.
Entre os produtos da Koppert que são utilizados nos sulcos de plantios estão: os inoculantes Azokop (Azospirillum brasilense) e Rizokop (Bradyrhizobium japonicum); o fungicida e nematicida, Trichodermil (Trichoderma harzianum); o nematicida Veraneio (Bacillus amyloliquefaciens) e o bioativador Stingray (Ascophyllum nodosum).
Aplicações feitas lado a lado comparando as plantas que passaram pela aplicação de biológicos no sulco de plantio com o equipamento da Orion apresentam um desenvolvimento superior na comparação com outras tecnologias.
“É importante frisar também os benefícios de um tratamento em cultivos extensivos feito exclusivamente com insumos biológicos. Isso garante um equilíbrio no desenvolvimento da cultura e no meio ambiente como um todo. Trata-se da próxima revolução da agricultura”, enfatiza Cerignoni.
Fonte: Koppert