Em maio, A Granja foi até Rio Verde/GO para fazer a cobertura da inauguração da primeira loja AgroBayer do mundo. Agora, mais de três meses após o lançamento, confira as declarações de Thais Pereira, gerente de trade marketing da divisão agrícola da Bayer, sobre como tem sido o dia-a-dia da loja ao longo desse primeiro trimestre de funcionamento.
Pergunta: A ideia era que a loja fosse uma espécie de centro de integração entre os produtores da região de Rio Verde. Como tem sido essa realidade? Está acontecendo e, se sim, na proporção que se imaginou?
Resposta: Abrimos as portas há 3 meses e estamos muito contentes com a os resultados e interações que tivemos. Além das visitas de clientes e produtores do município e arredores, interessados em negociar produtos, buscar informações, recomendações técnicas e tecnológicas, já fomentamos a instrução e capacitação técnica de mais de 90 agricultores. Foram 4 eventos focados em levar informações de mercado e formas de manejo para o aumento de produtividade.
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P.: A assistência que a Bayer pretendia prestar aos produtores na loja, fazendo o planejamento personalizado para a lavoura está acontecendo? Se sim, com que frequência em relação ao que era esperado pela Bayer?
R.: A Loja Agro Bayer vem auxiliando o produtor a planejar desde a compra e venda de insumos até as commodities. Por meio de um atendimento próximo e especializado, comunicando ativamente os benefícios do amplo portfólio que possuímos em linha com suas necessidades, estamos conseguindo dobrar a média mix de produtos comprados e já alcançamos um resultado acima das expectativas iniciais projetadas para o tempo de abertura da loja.
P.: Em termos de mercado, como está a demanda por tecnologias da empresa na unidade? Tem atendido a expectativa?
R.: Conforme comentado acima, os agricultores atendidos pela Loja agro Bayer veem demonstrando uma maior adesão à soluções inovadoras e de alta tecnologia, especialidade da Bayer.
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P.: Como a Bayer está vendo a procura por insumos para a próxima safra, em meio ao cenário atual de preços mais contidos para a soja e milho?
R.: Reconhecemos a importância do mercado agrícola na alimentação global e a resiliência do produtor rural diante das oscilações nos preços das commodities. Em meio às flutuações e especulações de preços, temos notado que relações de troca ganham destaque ao oferecer estabilidade, fixar custos e segurança aos produtores. É isso o que temos visto na loja: cada vez mais nosso mix de portfólio aliado aos serviços que ofertamos e a um atendimento especializado, focado na solução para sua safra completa, contribui para as vendas e fidelização dos produtores.
P.: A respeito de projetos visando novas lojas. A Bayer já tem uma ideia de inaugurar novas unidades e em que locais do Brasil?
R.: No momento estamos focados em aprender com a implementação do projeto piloto de loja própria em Rio Verde, uma das áreas mais impactadas pela consolidação que vem acontecendo no varejo do agronegócio nos últimos anos.
A entrevista foi realizada pela A Granja em parceria com a Safras&Mercado.