A Kepler Weber encerrou o primeiro trimestre de 2022 com rentabilidade acima da expectativa, após salto no lucro líquido de 444,2%, na comparação com o primeiro trimestre de 2021. A lucratividade da empresa passou de R$ 17,2 milhões no ano passado para R$ 93,6 milhões em 2022.
Os números são resultado de uma expansão da receita operacional líquida da Kepler Weber, em 85,3%, que passou de R$ 236,2 milhões de janeiro a março de 2021 para R$ 437,6 milhões no primeiro trimestre de 2022, superando recordes de faturamento observados nos últimos trimestres. No balanço divulgado ao Mercado, a diretoria da empresa – que tem como CEO, Piero Abbondi (foto) – destaca “a excelente posição de mercado da Companhia, que fez movimentos assertivos para capturar a conjuntura favorável do agronegócio, realizando negócios rentáveis tanto em segmentos tradicionais, como produtores rurais e cooperativas, quanto no novo segmento de indústrias de etanol de milho”.
O EBITDA atingiu R$ 146,8 milhões, crescimento de 346,2% quando comparado com os R$ 32,9 milhões do mesmo trimestre do ano passado, com margem de 33,5% e 19,6 pontos percentuais maiores. O aumento no nível da atividade produtiva e da expansão das margens nos segmentos de negócios foram apontados como responsáveis pelo crescimento do EBITDA e do EBITDA Ajustado (318,1%).
O ROIC, retorno sobre o capital investido, apresentou, no acumulado dos últimos 12 meses, “evolução de 62,2 pontos percentuais em relação a 2021”. Segundo a empresa, atingiu 99,9%, como resultado da variação positiva do lucro líquido e variação favorável no capital investido.
Áreas de negócios
No balanço ao mercado, a Kepler Weber informa o reposicionamento das áreas de negócios, atribuindo novas nomenclaturas, como anunciado no ano passado. Agora, passam a se chamar Pós-Colheita, Negócios Internacionais, Portos e Terminais, Agroindústrias e Reposição e Serviços.
Pós-Colheita respondeu por 60,1% do faturamento da empresa no trimestre, atingindo R$ 263,2 milhões, com crescimento de 54,1% em relação a igual período do ano passado. A valorização das commodities é apontada como um dos elementos que levaram ao resultado, já que o produtor está mais capitalizado para investir.
A empresa também informa vendas importantes no primeiro trimestre, incluindo duas na modalidade entrega 360º, em que a companhia supervisiona e executa todas as etapas da obra, que serão realizadas no Rio Grande do Sul e no Pará, totalizando R$ 24 milhões. O balanço ao mercado cita ainda um projeto de R$ 30 milhões no Maranhão, em Balsas, e outros dois, de R$ 45 milhões, para uma cooperativa do Paraná.