A Mahindra terá uma nova fábrica no Rio Grande do Sul. O anúncio oficial do projeto, que já foi aprovado pela matriz indiana, será feito ainda esse ano, segundo o diretor geral da empresa no Brasil, Jak Torretta Jr. Atualmente, a companhia tem uma unidade fabril em Dois Irmãos e mantém parceria para montagem de tratores com a Atrhol, de Canoas, dois municípios gaúchos. “Pretendemos unificar as operações em uma só estrutura, que pode ter capacidade até três vezes acima do volume produzido hoje, de 2,5 mil tratores ao ano”, informou o executivo durante participação da empresa na Agrishow, em Ribeirão Preto/SP.
O novo investimento da Mahindra é motivado pela forte demanda do mercado brasileiro, onde a fabricante pretende também ampliar a presença por meio de concessionários em regiões estratégicas, como o Nordeste e o Centro-Oeste. Apenas este ano, foram inauguradas sete novos pontos de venda, sendo que três deles no Nordeste.
Entre abril de 2021 e março de 2022, a companhia registrou crescimento de 81% no faturamento à rede de concessionários. Em vendas ao cliente final, o incremento foi de 64% no mesmo período. “O Brasil representou a subsidiária de melhor performance no ano, em volume e financeiramente”, destacou Torretta.
A Mahindra levou três lançamentos em tratores para a Agrishow: o modelo 5050, de 49 cv; o 6657, de 75 cv; e o 6075 E, de 80 cv, que foi totalmente nacionalizado e terá a comercialização iniciada em julho.