Mesmo diante de diversos desafios enfrentados pelos fruticultores e exportadores brasileiros nos três primeiros meses do ano, as exportações de frutas registraram aumento de 2% em volume comparados ao mesmo período do ano anterior. O volume total de frutas frescas enviadas ao exterior foi de 250 mil toneladas.
Já em valor foram contabilizados os mesmos valores do mesmo período do anterior.
Melão, Limão, manga e melancia foram as frutas que mais registraram embarques desde janeiro. Apesar do aumento de apenas 4% em volume nas exportações de melão, foram enviados para o mercado internacional cerca de 76 mil toneladas da fruta, faturamento de US$ 47,1 milhões.
Limão para o chile
O limão registrou aumento de 20%, com envio de quase 37 mil toneladas. Esse aumento se deu por alguns pontos, dentre eles o mercado externo estava com preços mais atrativo que o interno. Além disso, países como México, Colômbia e Guatemala ficaram sem produção, abrindo espaço para o envio de mais limão brasileiro para o exterior. Outro ponto de destaque para este aumento se deu com a abertura do mercado chileno no primeiro mês do ano, com envio das primeiras cargas de limão taiti em fevereiro.
Manga, a mais exportada em 21
A manga foi a fruta mais exportada em 2021, neste trimestre registrou aumento de 9% em volume. Entretanto, as chuvas intensas que atingiram a região do Vale do São Francisco, principal polo de produção, afetaram diretamente na qualidade da fruta. Com qualidade baixa houve queda de 8% no valor.
Outra cultura com produção prejudicada pela chuva foi a uva. Segundo os produtores não há fruta no campo. Consequentemente, o pouco tem sido escoado no mercado interno, o que resultou na queda 59% das exportações em volume e 61% no valor.
Maçã em baixa
A maça também reduziu em 52% no volume e 56% em valor. A quebra de produção por estiagem nas regiões produtoras de maçã foi um dos fatores que resultaram na diminuição dos envios.
A estiagem também provocou redução no tamanho do fruto, o que prejudica as exportações.
A guerra entre Rússia e Ucrânia e entraves logísticos foram também elementos que contribuíram para este resultado.
Promoção da fruta brasileira
Apesar dos impactos gerados pela guerra no preço dos combustíveis, fertilizantes e outros insumos, assim como questões logísticas que têm prejudicado as exportações de forma geral, o setor acredita que os novos mercados e as ações de promoção das frutas brasileiras continuarão impulsionando o aumento de 2% a 3% nas exportações de frutas no próximo trimestre.
Fonte: Abrafrutas