Na noite desta segunda-feira (22), o ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, declarou emergência zoossanitária em todo o território nacional em decorrência dos casos já detectados de gripe aviária (H5N1) no país. Ao todo, segundo informações do ministério, foram confirmados sete casos no Estado do Espírito Santo – nas cidades de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares e Itapemirim – e um no Rio de Janeiro, no município de São João da Barra.
Proibições e recomendações
Com esta medida, publicada no Diário Oficial da União, o MAPA informa que está mantida a proibição da realização de exposições, torneios, feiras e quaisquer outros eventos com aglomeração de aves, bem como a criação de aves ao ar livre. O ministério também recomenda que ninguém recolha aves que encontrar doentes ou mortas, mas que, ao invés disso, acione o serviço veterinário mais próximo para que eles lidem com a situação.
IAAP
O estado de emergência será mantido, a princípio, por 180 dias. O Brasil, todavia, segue com o status de país livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) e pode realizar o comércio internacional de aves, informe o MAPA.