O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em reunião com governadores e representantes dos estados e Distrito Federal nesta quinta-feira (20), recomendou que seja declarada emergência zoossanitária em todas as unidades da federação. Segundo nota do próprio Mapa, a intenção por detrás dessa recomendação é a de que os estados e municípios reforcem as ações de contenção a fim de impedir o avanço da doença.
Ainda de acordo com a nota, o estado de emergência declarado em 22 de maio pelo ministério possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais – nas três instâncias: federal, estadual e municipal – e não governamentais.
O estado de emergência já declarado pelo Mapa “possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais – nas três instâncias: federal, estadual e municipal – e não governamentais”. Apesar disso, o ministério informou que há a necessidade de que os estados e municípios adotem “medidas semelhantes para acessar e disponibilizar os recursos a serem aplicados nas ações necessárias, tais como assegurar a força de trabalho, logística, recursos materiais e tecnológicos para a contenção da gripe aviária”.