A Marfrig apresentou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados fiscais relativos ao terceiro trimestre de 2022 – que consolidam as informações contábeis e financeiras das Operações América do Sul e América do Norte e da BRF, uma das maiores produtoras globais de alimentos, controlada pela Marfrig desde 1º de abril deste ano.
Entre julho e setembro, a receita líquida consolidada foi de 36,4 bilhões de reais e o Ebitda (lucro antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) ajustado atingiu 3,8 bilhões de reais. A margem Ebitda ajustada foi de 10,4%. A companhia registrou, ainda, um lucro líquido de 431 milhões de reais, fluxo de caixa operacional de 2,7 bilhões de reais e um fluxo de caixa livre positivo de 288 milhões de reais.
“O resultado deste trimestre é reflexo de operações cada vez mais eficientes e resilientes às oscilações do mercado”, diz Marcos Molina dos Santos, fundador e presidente do Conselho de Administração da Marfrig. “Ele também demonstra a importância da nossa estratégia de diversificação geográfica e de portfólio de produtos.”
No período, a proteína bovina – foco das operações da Marfrig na América do Sul e na América do Norte – contribuiu com 61% da receita líquida total da companhia. Produtos derivados de proteínas de aves e suínos – mercados nos quais a BRF está entre as líderes globais – representaram 39% das vendas.
A consolidação da BRF também propiciou o aumento do número e a maior diversificação dos mercados consumidores atendidos. No atual cenário, os Estados Unidos aparecem como o maior mercado da Marfrig, com uma participação de 37% das receitas líquidas totais. Na sequência, está o Brasil, com 25%, a China e Hong Kong, com 12%, o Oriente Médio, com 7%, e o Japão e a Europa, cada um com 4%.
Operação América do Sul da Marfrig
A Operação América do Sul – que inclui 23 plantas de industrializados e de abate no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile – foi o grande destaque do terceiro trimestre. A Operação, que a partir de 1o. de outubro passou a ser liderada por Rui Mendonça, registrou a maior receita líquida trimestral da série histórica: 7,4 bilhões de reais. Trata-se de um avanço de 7,8% em relação ao mesmo período de 2021. O resultado é explicado pelo aumento de 10% do preço médio total de vendas – puxado pelas exportações, cujo preço médio avançou, em dólares, 17,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Operação América do Norte da Marfrig
No terceiro trimestre de 2022, a Operação América do Norte, representada pela National Beef, registrou uma receita líquida de 2,8 bilhões de dólares. O Ebitda ajustado atingiu 338 milhões de dólares e a margem Ebitda ajustada da operação foi de 11,9%. No período, o volume total de vendas da Operação América do Norte foi de 499 000 toneladas – com o mercado dos Estados Unidos representando 87,6% desse total. Os principais mercados premium internacionais, como Japão e Coreia do Sul, foram destinos de 12,4% do volume total de vendas.