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Home»Negócios»Marfrig tem lucro de R$ 4,2 bilhões
Negócios Atualização:13/03/2023

Marfrig tem lucro de R$ 4,2 bilhões

adilson.rodriguesPublicado por adilson.rodrigues13/03/2023Atualização:13/03/2023Nenhum comentário6 Min de Leitura

A Marfrig apresentou hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados fiscais relativos a 2022 – os números consolidam as informações contábeis e financeiras das Operações América do Sul e América do Norte da companhia e os da BRF, uma das maiores produtoras globais de alimentos, controlada pela Marfrig desde abril de 2022.

A diversificação geográfica das operações, a ampliação de portfólio de produtos e a consolidação das informações financeiras da BRF garantiram o recorde em receita líquida em 2022: 131 bilhões de reais, aumento de 53% em relação ao ano anterior. No período, a proteína bovina – foco das operações da Marfrig na América do Sul e na América do Norte – representou 61% da receita líquida total da companhia. Produtos derivados de proteínas de aves e suínos – mercados nos quais a BRF está entre as líderes globais – tiveram uma participação de 32% das vendas.

O lucro líquido atingiu 4,2 bilhões de reais e o Ebitda (lucro antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) ajustado ficou em 12,7 bilhões de reais. A margem Ebitda ajustada foi de 9,8% e o fluxo de caixa operacional chegou a 9,3 bilhões de reais. Esses resultados permitiram que a Marfrig antecipasse o pagamento de 1,1 bilhão de reais em dividendos a seus acionistas.

“O ano de 2022 foi um marco na história da Marfrig. A companhia se consolidou mais uma vez como maior produtora global de hambúrgueres graças a investimentos relevantes, mostrou a importância de sua diversificação geográfica e aumentou a participação de produtos de alto valor agregado em seus resultados”, diz Marcos Molina dos Santos, controlador e presidente do Conselho de Administração da Marfrig. “Além disso, a aquisição do controle da BRF, líder na produção de alimentos e dona de algumas das marcas mais admiradas do país, foi um movimento estratégico importantíssimo, que evidencia nosso olhar de longo prazo.”

A consolidação da BRF contribuiu de forma significativa para o aumento e a maior diversificação dos mercados consumidores atendidos. No atual cenário, os Estados Unidos aparecem como o maior mercado da Marfrig, com uma participação de 42% das receitas líquidas totais. Na sequência, estão o Brasil, com 22%, a China e Hong Kong, com 11%, o Oriente Médio, com 6%, e o Japão e a Europa, cada um com 4%.

Investimentos realizados pela Marfrig

No ano passado, os investimentos da Marfrig no segmento de bovinos foi de 2,7 bilhões de reais. O destaque foi a conclusão de uma nova fábrica de hambúrgueres em Bataguassu, no Mato Grosso do Sul, com capacidade de produção de até 24 000 toneladas por ano e cujo foco é atender a demanda crescente do mercado de food service. A unidade, inaugurada em agosto, possui 7.850 metros quadrados e é considerada uma das plantas mais modernas do mundo.

Também em 2022, a companhia concluiu a ampliação de Tacuarembó, no Uruguai. Com isso, aumentou sua capacidade de abate de 3 700 para 4 200 cabeças/dia e reforçou sua liderança no país. No Brasil, foram feitos investimentos de expansão da área de desossa de Várzea Grande, no Mato Grosso. Na Operação América do Norte, a Marfrig investiu em processos de automação na unidade em Liberal, no Kansas. No mercado de proteína vegetal, a PlantPlus Foods – foodtech criada por Marfrig e pela americana ADM – adquiriu a canadense Sol Cuisine, fortalecendo sua atuação na América do Norte.

Ao mesmo tempo em que investiu na ampliação de suas atividades e no aumento da produtividade, a Marfrig manteve sua política de disciplina e sustentabilidade financeira. Os movimentos de liability management realizados ao longo do ano foram essenciais para garantir a redução do endividamento bruto e a melhoria da geração de caixa, com a recompra e o cancelamento de mais de 320 milhões de dólares em bonds.

Operação América do Sul da Marfrig

A Operação América do Sul – composta por 23 plantas de abate e de industrializados no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile – foi o grande destaque em 2022. A operação registrou receita líquida de 27,6 bilhões de reais. Trata-se de um avanço de 22,6% em relação ao ano anterior. O resultado é explicado pelo aumento de 14,2% no preço médio total de vendas e, principalmente, pelo incremento de 23,6% no preço médio, em dólares, das exportações.

O Ebitda ajustado da operação atingiu 2,3 bilhões de reais, um crescimento de 157% em bases anuais. A margem Ebitda ajustada alcançou 8,4%, e o lucro bruto foi de 3,7 bilhões de reais, 93% maior na mesma base de comparação.

As exportações representaram 58% da receita total da América do Sul, crescimento de seis pontos percentuais quando comparados ao desempenho de 2021, sendo que 75% das vendas internacionais tiveram como destino China e Hong Kong.

“A Operação América do Sul fez movimentos estratégicos muito relevantes no ano passado, com a inauguração da planta de hambúrguer em Bataguassu, no Mato Grosso, e a expansão da produção no Uruguai, onde somos líderes do setor”, diz Rui Mendonça, CEO da Operação América do Sul.  “Iniciamos 2023 com uma estrutura ainda mais robusta para capturar oportunidades de crescimento e ampliar os mercados de exportação para os nossos produtos.”

Operação América do Norte

Em 2022, a Operação América do Norte, representada pela National Beef, registrou uma receita líquida de 11,9 bilhões de dólares. O Ebitda ajustado atingiu 1,3 bilhão de dólares e a margem Ebitda ajustada da operação foi de 11,1%.

No ano, o volume total de vendas da Operação América do Norte foi recorde: 2,1 milhões de toneladas. Isso representou um crescimento de 2,3% na comparação com 2021. As vendas no mercado doméstico nos Estados Unidos representam 89% desse total. Os principais mercados premium internacionais, como Japão e Coreia do Sul, foram destinos de aproximadamente 60% do volume total de vendas.

A receita líquida da operação também atingiu seu maior patamar histórico – 11,9 bilhões de dólares – crescimento anual de 1,7% –, um cenário explicado pelo maior volume de vendas e maior preço médio de exportações (11,2% a mais do que em 2021), que compensaram o menor preço médio no mercado doméstico.

Leia também: Marfrig distribui 385 toneladas de carne por dia no Brasil

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