Seis competidores, divididos em duplas, disputam o prêmio de melhor mecânico do Brasil
O Master Mechanic, primeiro reality de competição focado no agronegócio, estreia em 2 de novembro, às 21h, no canal da Massey Ferguson Brasil no Youtube e no hotsite especial mastermechanic.com.br. Serão três episódios, disponibilizados nas plataformas semanalmente, nos dias 2, 9 e 16 de novembro. O programa também poderá ser assistido no Canal Rural, no dia seguinte ao lançamento de cada episódio, às 6h30 e com reprises às 14h e 18h30.
Seis competidores, escolhidos após um rigoroso processo de seleção entre os mecânicos das concessionárias da Massey Ferguson, serão desafiados em situações práticas que testarão suas habilidades técnicas e conhecimento. O objetivo é mostrar a expertise dos mecânicos agrícolas e suas habilidades para diagnosticar e resolver problemas. Vindos do Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo, os participantes serão divididos em duplas, por meio de sorteio, e disputarão o prêmio de melhor mecânico do Brasil.
Leia mais: SFT valida lei que permite retomada de imóveis sem decisão judicial. E o agro?
“Estamos animados em apresentar um projeto que trará muita informação ao público além de reconhecer as habilidades técnicas dos mecânicos, que tanto realizam em prol do mercado agrícola. Queremos compartilhar histórias e os desafios diários dos profissionais por trás de cada máquina que mantém nosso setor em funcionamento. Será uma jornada emocionante e inspiradora”, destaca Rodrigo Junqueira, gerente geral AGCO e vice-presidente Massey Ferguson América do Sul.
Apresentadora
Millena Machado, jornalista e apresentadora com experiência no segmento automotivo, comandará a competição. “É um formato de programa que eu queria muito apresentar. Busquei estudar e entender sobre o universo agro para conduzir a apresentação de maneira espontânea e participar ativamente das provas”, diz.
Jurados
A banca de jurados é composta por Tiago Fadel, primeiro mecânico brasileiro a fazer parte da Fórmula 1; José Fernando Schlosser, professor titular do Departamento de Engenharia Rural e diretor do Núcleo de Ensaios de Máquinas Agrícolas da Universidade Federal de Santa Maria; e Cezar Bronzati, do time de serviços AGCO.
Para José Fernando Schlosser, o programa é uma oportunidade de reconhecimento e fortalecimento das habilidades dos mecânicos. “São profissionais com conhecimento técnico, competência na utilização de ferramentas para diagnóstico e estão prontos para demonstrar todo expertise na competição”.
Veja também: Atenção à bicheira-da-raiz e ao percevejo-do-colmo
Tiago Fadel reconhece a importância do mecânico para o bom desempenho e rendimento das máquinas e diz estar orgulhoso em fazer parte do projeto. “Não será uma competição fácil e vejo como uma oportunidade de aprendizagem para todos os participantes. Julgar profissionais tão experientes será um desafio”, detalha Tiago Fadel.
Cezar Bronzati, ressalta que, além do público geral, os agricultores terão a oportunidade de conhecer sobre o processo de preparação da máquina desde a chegada a concessionária até a entrega na propriedade. “As provas foram elaboradas para que as etapas que antecedem a entrega da máquina também fossem contempladas e será possível entender o trabalho realizado desde a oficina até a chegada da máquina ao campo”.
Premiação
As curiosidades e bastidores do reality serão mostradas pelo produtor rural e influenciador digital Fernando Viana, no perfil @viananalida. “Sempre me interessei por reality show e estou ansioso para mostrar as curiosidades das provas e o trabalho executado pelos mecânicos. Eles mostrarão o quanto são capacitados e entendem do maquinário.” O vencedor receberá, além do troféu personalizado e exclusivo Master Mechanic, um prêmio em dinheiro e uma viagem para a Argentina para turismo em Buenos Aires e ainda conhecer a fábrica da Massey Ferguson, em General Rodriguez.
Conheça os competidores
Alan Machado – Jaboticabal (SP)
Alan Machado, 29 anos, é de Jaboticabal (SP). Casado e pai de um menino de 7 anos, ingressou na área de mecânica há 11 anos. Começou como lavador de peças e hoje atua como mecânico especializado em tecnologia. Quando questionado sobre sua participação no reality, Alan diz que realizará as provas com foco não apenas na rapidez, mas na entrega de um trabalho de qualidade.
Confira esta: Preços do arroz se aproximam da máxima histórica
Aurélio Xavier de Brito – Bom Despacho/MG
Aurélio de Brito, 49 anos, morador de Formiga (MG), casado e pai de duas meninas. Formado em física, optou por se dedicar exclusivamente à mecânica. Com mais de 30 anos de experiência, hoje é mecânico líder de oficina e aplica sua vasta experiência e conhecimento para garantir o funcionamento eficiente das operações.
Diego Mercory Amaral – Naviraí/MS
Diego Mercory, 36 anos, de Naviraí (MS), casado e pai de uma menina de 5 anos. Possui 18 anos de experiência na área. Iniciou sua trajetória profissional como auxiliar em uma usina de cana-de-açúcar e hoje é mecânico especialista em máquinas agrícolas, acumulando mais de 150 treinamentos na linha de tratores e outros maquinários.
Leia ainda: Nova alternativa de híbrido de sorgo
Edvaldo Ferreira Costa – Palmas/TO
Natural de Nossa Senhora do Socorro (SE), hoje reside em Palmas (TO). Tem 36 anos, casado e pai de duas meninas, de 9 e 12 anos. Com 15 anos de experiência, há cerca de um ano e meio, aceitou o convite para trabalhar em Tocantins, decisão que trouxe novos desafios e oportunidades.
Ernane Sebastião Horst – Guarapuava/PR
Ernane Horst, 33 anos, é de Guarapuava (PR). Casado e pai de uma menina de 7 anos, iniciou sua carreira como técnico agropecuário, mas descobriu sua vocação ao atuar na área de mecânica agrícola. Hoje, é mecânico responsável pela entrega técnica de máquinas agrícolas, além de auxiliar na resolução de diagnósticos complexos, utilizando sua experiência em tecnologia.
Marlon Oliveira Ferreira – Paracatu/MG
Marlon Ferreira, 31 anos, casado, é de Paracatu (MG). Iniciou sua trajetória profissional como lavador de peças. Cursou engenharia mecânica e se especializou em agricultura de precisão. Atuou como gerente de serviço, mas sua vocação em compartilhar conhecimento fez com que decidisse voltar ao campo. Hoje, é mecânico responsável pelo treinamento técnico e equipe comercial.
Fonte: Assessoria Massey Fergusson