O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou o primeiro relatório da colheita da safra 2021/22 do algodão no Mato Grosso. De acordo com os dados divulgados no dia 17, o estado tinha colhido 0,12% dos 1,18 milhão de hectares estimados para a safra. O percentual representa um atraso inicial de 0,12 p.p. ante a safra 2020/21. Em relação às regiões do estado, apenas as nordeste e sudeste iniciaram os trabalhos a campo.
O cenário é comum nesse primeiro momento, uma vez que as áreas colhidas são as de algodão primeira safra, que representam apenas 13,08% da área total da cultura. Desse modo, a tendência é que o avanço da colheita se intensifique em julho, com a disponibilidade dos primeiros talhões oriundos da segunda safra, que representam 86,92% das áreas cultivadas no estado.
Por fim, é importante ressaltar que, se os pontos de geadas observadas em alguns municípios e a alta umidade registrada no estado se prolongarem, podem impactar o andamento dos trabalhos nas lavouras.
Fonte: Imea