Militantes brasileiros, entre eles Luísa Mell e Natália Rosa, juntaram-se a atores de Hollywood, como Alicia Silverstone (As Patricinhas de Beverly Hills/1995) e Emma Thompson (Nanny McPhee/2005), para assinar uma carta aberta endereçada ao príncipe William, da Inglaterra, pedindo a sua ajuda para promover o fim do consumo de carne no mundo e a sua substituição pelo veganismo. Para tanto, os 9 signatários da carta querem que o herdeiro do trono britânico incorpore uma nova categoria ao Prêmio Earthshot, criado por ele mesmo, que premie ações que visem “promover um sistema alimentar à base de plantas”.
Leia mais: “Não existe crise climática”, afirma ganhador do Nobel de Física
Na carta, os militantes afirmam que “produzir alimentos com animais é ineficiente e perigoso, além de gerar desperdício e nos direcionar a uma catástrofe climática”. Essa declaração, porém, vai na contramão do que disse recentemente um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Física de 2022 em um discurso na cidade de Seoul/Coréia do Sul, John Clauser. Para o renomado cientista, “não existe uma crise climática real e as mudanças climáticas não causam eventos climáticos extremos”.
Clauser afirmou também que aqueles que divulgam a existência de uma falsa crise climática incorrem em uma “perigosa proliferação de pseudociência”. E foi além, dizendo que essas pessoas são ignorantes, pois jamais verificaram a veracidade dessas afirmações por si próprias e que, por essa razão, estão contribuindo para “que a pseudociência seja promovida com fins políticos oportunistas”.