O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se na segunda-feira, 29, na Sala de Situação do Rio Grande do Sul, no Palácio do Planalto, com a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Texeira, e representantes do Ministério da Fazenda para dar continuidade às tratativas da publicação, até o fim desse mês, da Medida Provisória que visa atender às necessidades os produtores rurais do Rio Grande do Sul.
A MP tem o objetivo de reestruturar o setor agropecuário gaúcho, dando tratamento adequado para cada produtor, inclusive com a possibilidade até de zerar as dívidas dos que foram mais afetados e que ficaram com poucas perspectivas, não tendo como cumprir com seus compromissos financeiros e ficando ainda mais endividado.
Mais sobre o apoio ao agro gaúcho em RS recebe R$ 210 milhões para o seguro rural a beneficiar 22 mil agricultores
O ministro Fávaro havia anunciado que a publicação poderá sair até o fim de julho.
Segundo Fávaro, outra pauta tratada na reunião é a estruturação de uma nova Medida para auxiliar as cooperativas e os cerealistas gaúchos.
Grupo de Trabalho
Com o objetivo de reunir informações sobre o endividamento dos produtores rurais do estado do Rio Grande do Sul, o Ministério da Agricultura e Pecuária, em parceria com Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados do Brasil (CAPADR), instituiu o Grupo de Trabalho Interinstitucional para atender demandas dos produtores gaúchos.
O Grupo também será responsável por apresentar propostas com a finalidade de solucionar a situação da agropecuária do estado, que sofreu prejuízos em razão das consequências dos eventos climáticos que atingiram a região.