O tradicional Missão Mulheres do Agro, programa de imersão que oferece bagagem técnica, cultural e de networking, existe há mais de 20 anos e já visitou diversos países e regiões do Brasil. Aos Estados Unidos, esta é a 10ª edição, e a programação comemorativa promete muitas novidades.
A missão, coordenada e idealizada pela analista de mercado Andrea Cordeiro, fundadora do Mulheres do Agronegócio Brasil e co-autora do livro Mulheres do Agro, acontecerá entre os dias 27 de julho e 12 de agosto. Serão percorridos cinco estados norte-americanos que são destaque na produção de grãos e citros: Iowa, Illinois, Indiana, Missouri e Flórida.
A programação inclui visita técnica à Bolsa de Chicago, com a participação especial da economista Roberta Páffaro, Diretora no CME Group, além de palestra com Jack Scoville, vice-presidente da Price Group, visitas técnicas a multinacionais do agro e a universidades, além de uma estação experimental. Um dos pontos altos da missão é a visitação das mulheres do agro à Brandt, empresa norte-americana e uma das parceiras do projeto, para a prova da Fórmula Nascar em Indianápolis.
Finalizada a primeira semana, as mulheres partem para mais visitações a multinacionais e ao USDA – United States Department of Agriculture. Além disso, visitarão a região de Clinton, em Iowa, para um passeio no portal Dekalb. No 12º dia as mulheres pegam um segundo voo com destino à Flórida, onde terão programações técnicas e visitas a centro de pesquisas envolvendo a citricultura. “Será uma oportunidade ímpar para mulheres do agro de todo Brasil conhecerem fazendas e consultorias nos Estados Unidos em uma viagem técnica, cultural e cheia de surpresas. Falaremos sobre mercado, gestão, planejamento, tecnologia, além de trazermos na bagagem muitas experiências culturais e gastronômicas”, conta Andrea Cordeiro.
Toda viagem contará com intérprete e assessoria 24 horas, dando suporte completo às mulheres. As viagens, em geral, são formadas por produtoras de diversas regiões do Brasil, além de executivas de companhias ligadas ao agro e colaboradoras de multinacionais e indústrias. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Mais informações estão disponíveis no site.