A previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul é de mudanças no tempo durante o final de semana.
É o que indica o Boletim Integrado Agrometeorológico 38/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Nesta sexta-feira, 20 uma frente fria associada ao ciclone extratropical no oceano ingressará no RS ainda pela madrugada, fornecendo condições para a ocorrência de precipitação de intensidade moderada a forte na maioria das regiões.
À medida que o anticiclone migratório avançar sobre o estado, o tempo deverá se estabilizar com temperaturas apresentando um leve declínio até o final da tarde.
No sábado, 21, com a intensificação de uma crista (área alongada de alta pressão) em níveis médios durante o deslocamento do anticiclone migratório no Oceano Atlântico, o tempo estável deverá retornar ao RS.
No decorrer do dia as temperaturas devem ter uma elevação gradual em função do ar quente do quadrante norte.
No domingo, 22, a mesma crista em níveis médios do dia anterior seguirá se intensificando sobre o sul do Brasil, bem como a ação do Jato de Baixos Níveis que contribuirá com o transporte de ar quente e úmido da Amazônia em direção ao RS.
Consequentemente, um cavado em superfície se desenvolverá no decorrer do dia sobre o Estuário do Rio da Prata, canalizando umidade do interior do continente e do oceano para a região em questão.
Por esse motivo, as temperaturas serão mais elevadas em relação aos dias anteriores com a instabilidade no tempo retornando ao RS gradativamente, onde as maiores probabilidades para a ocorrência de chuva serão sobre as regiões Sul, Campanha, Fronteira Oeste e Região Noroeste.
A tendência para o início da semana no RS será de tempo instável.
Na segunda-feira, 23, a mesma configuração atmosférica do dia anterior deverá se repetir mantendo as temperaturas em elevação e possibilidades para ocorrência de precipitação de intensidade fraca nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste e parte da Região Metropolitana.
Na terça-feira, 24, a ação do Jato em Baixos Níveis será mais intensa, fazendo com que o cavado em superfície se desloque no sentido Paraguai – RS, o que aumentará a nebulosidade sobre o estado e manterá as temperaturas em elevação no decorrer do dia.
Na quarta-feira, 25, a propagação de uma frente estacionária no Oceano Atlântico deverá provocar precipitação de intensidade moderada a forte sobre as regiões Sul e parte da Campanha.]
Chuvas na semana
Os prognósticos indicam chuvas para a próxima semana em todo o estado do Rio Grande do Sul, com volumes elevados em algumas regiões.
A precipitação deverá ser bem distribuída na maior parte do estado, com acumulados entre 30 e 50 mm. Entretanto, em áreas como a Campanha, Fronteira Oeste, Extremo Sul, região Central e Vales, os volumes poderão superar os 50 mm.
Mais sobre o clima no RS em Como será o clima da primavera para a agricultura gaúcha
Nas áreas de fronteira com a Argentina e Santa Catarina, além da região metropolitana, litoral norte e sul da Laguna dos Patos, os acumulados devem ser menores, variando entre 20 e 30 mm.
O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Fonte: Seapi