A fruticultura brasileira está em festa, o setor alcançou a marca de US$ 1 bilhão de dólares em exportações de frutas em 2021. O país enviou para o mercado internacional cerca de 1,2 milhão de toneladas de frutas. Ou seja, 18% a mais em volume registrado no último ano. O faturamento foi de US$ 1,060 bilhões de dólares, crescimento de 20%.
Segundo a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), as vendas para o mercado internacional se tornaram atrativas e foram intensificadas com a valorização do dólar e euro frente ao real. O que resultou nessa conquista almejada já algum tempo.
Clima
O clima foi outro fator que favoreceu a produção. Houve boas safras, com aumento de produtividade e qualidade, principalmente, as culturas que estão no topo das exportações.
Além desses dois fatores, as pessoas buscaram se alimentar melhor para aumentar a imunidade, desde o começo da pandemia. Isso resultou em mais vendas de frutas no mercado nacional e internacional.
Topo
A manga foi a fruta mais exportada em 2021, foram embarcadas cerca de 272,5 mil toneladas de fruta. Ela está no topo das exportações e teve aumento de 12% em relação aos envios no mesmo período de 2020.
Em relação aos aumentos percentuais, destaque para a maçã com faturamento de 79% a mais que em 2020, e 58% em volume. Os envios foram de 99 mil toneladas de frutas, enviadas ao mercado internacional, principalmente o mercado europeu que detém ao todo, cerca de 70% dos envios das frutas brasileiras.
Alta
A uva foi outra fruta que teve grande aumento nas exportações durante o ano. Foram contabilizados crescimento de 55% em volume e 43% em valor. Mamão, limão, melão também tiveram crescimentos expressivos.
Ao considerar somente o mês de dezembro, as exportações brasileiras de frutas totalizaram 131,4 mil toneladas. Ou seja, crescimento de 6% superior ao registrado no mesmo mês de 2020, com 123,8 mil toneladas.
Em receita, houve aumento de 3%, com US$ 109,2 milhões registrados em dezembro de 2021. Isso na comparação aos US$ 106,5 milhões no ano anterior.
Setor
O presidente ressalta ainda a organização do setor como elemento que contribuiu com este resultado. “Desde 2014, data de criação da nossa associação, o setor vem se organizando melhor. De maneira mais madura, os produtores puderam aproveitar mais as oportunidades que surgiram.”
Além disso, a parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), por meio do projeto Frutas do Brasil, proporcionou a promoção das frutas no exterior. Para o presidente da Associação é importante destacar que a fruticultura é um segmento socioeconômico e ambientalmente sustentável.
As frutas exportadas possuem certificações internacionais, como o Global Gap, Rainforest Alliance, GRASP, Fair Trade, Tesco Nurture, BSCI, HACCP / APPCC. Ainda, este é o setor do agro que mais emprega, são cerca de 5,5 milhões de empregos diretos.
A Abrafrutas tem intensificado os trabalhos e construído importantes relações, tem trabalhado na abertura de novos mercados e ampliação dos existentes em parceria com o Ministério da Agricultura. Nesta semana, tiveram a ótima notícia da abertura do mercado chileno para o limão taiti brasileiro, o que é muito positivo para o setor.