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Eventos Atualização:01/09/2022

“O Valor da imagem e da reputação para uma Marca” no congresso da ABMR

Leandro Mariani MittmannPublicado por Leandro Mariani Mittmann01/09/2022Atualização:01/09/2022Nenhum comentário3 Min de Leitura

Imagem e reputação sustentam o valor de uma marca. Assim com trabalho de construção e manutenção bem feito, potencializam a marca e reforçam o seu valor. Porém, se não forem bem gerenciadas podem trazer sérios complicadores à estratégia.

Definir esses conceitos e aplicá-los diretamente ao negócio é o ponto central do painel “O Valor da Imagem e da Reputação Para uma Marca”, que abre o 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA, no dia 14 de setembro, a partir das 8:30h, em São Paulo. O painel, um dos cinco do evento (veja mais em www.congressoabmra.com.br), terá mediação de Cláudia Leite, executiva experiente e diretora da Hilo.

Ana Luisa Almeida, presidente da ALL+ e palestrante, explica que a reputação de uma marca é como um filme e a imagem é um take, ou seja, uma cena dele.

Outro ponto importante é que, nos dias de hoje, o posicionamento da organização de maneira coerente e rápida é cada vez mais exigido. Em um momento de crítica ou denúncia, é importante que a empresa tenha agilidade no posicionamento, pois mesmo um pequeno problema pode se tornar grande, independente de ser ou não verídico.

Ana Luisa Almeida, presidente da ALL+

Para Ana Luisa, em um momento de crise de imagem, o importante é a empresa manter a transparência e ter comunicação aberta ao diálogo com clientes, colaboradores e fornecedores.

“Coerência é a chave para a resolução rápida de uma crise de imagem. Quando uma instituição se posiciona de forma ágil e coerente, as chances de as mídias sociais e outros veículos midiáticos saírem em sua defesa são maiores. Por isso, é muito importante a monitoração diária do que estão falando sobre sua marca e se posicionar rapidamente”, afirma.

Reputação em tempos de bonança

Patrícia Marins, sócia da Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, também participante do painel, complementa que a reputação de uma instituição precisa ser cuidada principalmente nos momentos de bonança e não somente durante uma crise.

“No momento em que não ‘há tempestade no mar’ é quando o marinheiro pode cuidar de toda a embarcação”, exemplifica Patrícia. Ela diz que quem administra crises sabe que elas podem ser evitadas por meio de mapeamento de riscos e gestão prospectiva de cenário, por exemplo.

“Para sair de uma crise, é necessário contar sua história, ter voz e ponto de fala. Quando você se restringe, você se afunda”, complementa.

Eduardo Heiji Tomiya, CEO da TM20 Branding, também participa do debate. “Branding é uma estratégia essencial utilizada por diferentes marcas mundiais para conquistar o consumidor. Isso se dá por conjuntos de ações alinhadas ao propósito, valor e posicionamento da marca. Despertar conexões para que o cliente escolha sua instituição é o compromisso da estratégia de branding”, contextualiza Tomiya.

Percepção do público

Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA, explica que o objetivo do painel é debater como os tópicos relacionados à imagem e reputação influenciam na percepção do público em relação à  marca.

Há décadas o setor agropecuário perde a oportunidade de contar sua história e de construir a marca Agro do Brasil. Quando construímos uma imagem e reputação fortes conseguimos criar uma aliança entre marca e clientes ou, no caso do Agro, de construir uma aliança entre o campo e a sociedade urbana, a exemplo do que acontece em diversos países. Queremos levar essa mensagem às empresas, às associações e aos produtores de forma com que toda a cadeia produtiva do Agro se comunique melhor e que tenhamos a marca Agro do Brasil forte e reconhecida.

Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA

Fonte: ABMR

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Leandro Mariani Mittmann

    Editor do portal A Granja Total Agro, jornalista formado pela Unisinos/RS, com MBA em Agronegócios pela Esalq/USP e especialização em Cultura Digital e Redes Sociais pela Unisinos.

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